Descrição de chapéu Café da Manhã

Como Paulo Guedes e o presidente do BC usaram offshores pra guardar dinheiro fora do país; ouça podcast

Código de conduta proíbe funcionário de alto escalão de manter investimentos que podem ser afetados por políticas públicas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma investigação conduzida pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) revelou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fazem parte de uma lista de centenas de celebridades e políticos ao redor do mundo que mantêm empresas offshore em paraísos fiscais —principalmente nas Ilhas Virgens Britânicas.

Apesar de não ser ilegal manter esse tipo de empresa fora do país, no caso de Guedes e Campos Neto pode haver conflito de interesse: à medida que o real se desvalorizava no Brasil, os ativos do ministro da Economia no exterior, por exemplo, saltaram cerca de R$ 14 milhões.

No episódio desta terça-feira (5), o Café da Manhã conversa com o repórter da revista Piauí Allan de Abreu, que participou da investigação do ICIJ. Ele explica como os paraísos fiscais funcionam, o que se sabe sobre as offshores de Guedes e Campos Neto e os potenciais conflitos de interesse que elas criam para a atuação deles no Ministério da Economia e no Banco Central.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.