Descrição de chapéu Meu inconsciente coletivo

Como explicar o amor pela psicanálise? Ouça o Meu Inconsciente Coletivo

Tati Bernardi fala sobre seu inesgotável interesse pelo tema e o encontro dele com a escrita

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Por que amar a psicanálise? E por que há escritores tão apaixonados por ela? As perguntas norteiam o episódio desta sexta-feira (12) de Meu Inconsciente Coletivo. No podcast, que está em sua terceira temporada, a escritora e colunista da Folha Tati Bernardi se deita no divã com os melhores psicanalistas, psicólogos e psiquiatras do país para contar tudo o que há de mais inconfessável perturbando sua mente.

Neste episódio, Tati conversa com o jornalista, psicanalista e escritor Robson Viturino, autor do romance "Do outro lado do rio". Os dois falam sobre sua relação com a escrita e a psicanálise.

"Tanto a psicanálise, como a literatura ou o jornalismo colocam a palavra em um lugar sagrado. A psicanálise é esse espaço com um léxico, um vocabulário, uma forma de se pensar os conflitos espetacular", diz Robson. "Há muitas maneiras de se escapar da realidade e a psicanálise oferece um meio de a gente entrar em contato com isso, sempre evitando os clichês e as saídas fofas. Isso é inesgotável porque nos ajuda a fazer perguntas cada vez mais elaboradas para lidar com as nossas questões."

Ouça o episódio:

Participam ainda da terceira temporada do podcast a psicanalista e escritora Regina Navarro Lins; o ensaísta Chico Bosco; a psicanalista e professora Ana Suy; o psicoterapeuta de crianças, adolescentes e famílias Ivan Capelatto; o psicanalista Rodrigo Alencar; o psicólogo e filósofo Antônio Neves e a psicóloga, terapeuta sexual e de casais Ana Canosa.

O podcast está nos principais agregadores e tem novos episódios todas as sextas, às 8h. A edição de som é de Natália Silva.

As duas primeiras temporadas do Meu Inconsciente Coletivo também estão disponíveis nos aplicativos. Os episódios tratam de temas como solidão na maternidade, fetiches, ciúme e ghosting.

A capa do podcast Meu Inconsciente Coletivo tem um divã ao centro e o nome do programa abaixo
No podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.