Descrição de chapéu Folha na Sala

Podcast mostra contrastes no trabalho dos professores após a pandemia

Realidades de duas escolas estaduais de São Paulo ilustram desigualdades na volta às aulas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Folha na Sala desta semana mostra como a pandemia mudou professores e gestores após quase dois anos de aulas remotas em duas escolas da capital paulista, uma referência no ensino e outra que lida com sérias dificuldades de recursos.

Na escola estadual Irene Ribeiro, na zona leste de São Paulo, Vivian Zanini Alves conta como foi sua transformação de uma professora avessa a tecnologia, que nem WhatsApp tinha, para uma alfabetizadora que usa recursos digitais em sala. E de como é complicado fazer isso com as ainda necessárias máscaras.

Já no extremo sul da cidade, na escola estadual Carlos Cattony, a professora Janice Ribeiro explica como a limitação de espaço e recursos da escola torna mais difícil a retomada dos seus alunos que estão concluindo o ensino médio.

Na sua quarta temporada o Folha na Sala aborda, em nove episódios quinzenais, o que é ser um bom professor, qual imagem a sociedade, pares e alunos têm de um docente de excelência e quais políticas públicas formam melhores profissionais em sala de aula.

O podcast é uma parceria da Folha com o Itaú Social. O programa é apresentado pelos jornalistas Ricardo Ampudia e Juliana Deodoro. A coordenação é de Angela Pinho e Magê Flores. A edição de som é de Stefano Maccarini.

Você pode acrescentar o nosso programa no seu agregador de podcasts usando o link https://omny.fm/shows/folha-na-sala/playlists/podcast.rss

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.