Podcast Minha Vaga, Minhas Regras estreia com dicas para conseguir um emprego ou progredir na carreira

Parceria entre Folha e Linkedin, programa vai reunir relatos e orientações sobre o mercado de trabalho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O que é mito e o que é verdade na hora de concorrer a uma vaga de emprego? Como as questões da saúde mental se encontram com a sua carreira? O que esperar do trabalho no futuro? Esses e outros assuntos ligados à vida profissional serão temas do podcast Minha Vaga, Minhas Regras, uma produção da Folha em parceria com o Linkedin que será lançada nesta terça-feira (9).

Os episódios serão publicados quinzenalmente, às terças-feiras, e trarão histórias de pessoas no início de suas carreiras ou de gente experiente buscando se recolocar no mercado. Especialistas vão discutir o tema e trazer dicas que poderão ajudar o ouvinte em uma nova contratação ou na evolução de sua jornada profissional.

Ouça abaixo à apresentação do Minha Vaga, Minhas Regras:

A apresentação e o roteiro são do jornalista Bruno B. Soraggi, que desde 2013 é repórter da Folha​, na qual já passou pelo Guia Folha, revista sãopaulo e coluna Mônica Bergamo.O jornalista será acompanhado pela editora-sênior do Linkedin Notícias, Claudia Gasparini. Ela atua desde 2018 com criação e curadoria de notícias e análises sobre o mercado de trabalho no LinkedIn, que hoje tem 51 milhões de usuários no Brasil. A edição de som é de Luan Alencar.

O episódio de estreia discute o que é lenda e o que é verdade na hora de passar por um processo seletivo.

Para isso, o Minha Vaga, Minhas Regras traz histórias como a de Eduardo Aoyama, paulistano de 20 anos que se sentia inseguro ao participar de processos seletivos sem ter experiências prévias para apresentar. Ou de Alessandra Vieira, que recebeu diversas negativas quando quis retornar à vida profissional depois de 20 anos como dona de casa, cuidando dos três filhos.

"Com 40 eu não tenho só a minha idade, mas eu tenho toda a experiência que eu trago atrás de mim, toda a bagagem", diz ela. "Porque não é só faculdade. A gente pode agregar muito mais, e as pessoas também."

O especialista em carreira e diretor da consultoria Produtive, Rafael Souto, fala neste episódio sobre mitos e verdades na busca por um emprego. Ele dá dicas para fazer bonito em um primeiro processo seletivo ou na tentativa de se recolocar no mercado.

"Eu defendo há muito tempo que a transição, a recolocação, a busca de emprego, ela precisa ter uma estratégia", diz Souto. "Você enviar o seu currículo, se aplicar em qualquer vaga, significa que você está sem estratégia. E aí tem vários efeitos colaterais. Um é a própria frustração."

"Para a maior parte delas, você não vai ter nenhum retorno porque há um desalinhamento tão grande entre a vaga e o seu perfil que a própria empresa prioriza aqueles que estão mais alinhados."

O podcast pode ser ouvido no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e outros aplicativos.

Minha Vaga, Minhas Regras
Quando
quinzenalmente às terças
Onde nas principais plataformas de podcast

O podcast Minha Vaga, Minhas Regras será lançado nesta terça (9)
O podcast Minha Vaga, Minhas Regras será lançado nesta terça (9) - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.