Os lugares que podem sumir do mapa com a mudança climática; ouça podcast

Nações insulares e cidades costeiras correm o risco de desaparecer com o aumento do nível do mar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O aumento do nível do mar causado pelas mudanças climáticas é um problema para todas as regiões costeiras do planeta —inclusive as do Brasil.

Mas em alguns lugares do planeta a ameaça é ainda mais assustadora: há cidades e países inteiros que podem desaparecer com o avanço das águas. São nações insulares, como Tuvalu. A capital das Filipinas, Manila, pode submergir em 30 anos se o mundo não reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

No Café da Manhã desta sexta-feira (26), a repórter Jéssica Maes, que esteve na COP26, a conferência do clima da ONU, conversou com os ativistas Mitzi Jonelle Tan e Bernard Ewekia; o cientista Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da USP e integrante do IPCC (Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas da ONU); a advogada ambiental Caroline Prolo; e Elissa Lalande, uma das representantes do governo de Seychelles na COP.

​O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Angela Boldrini, Magê Flores e Jéssica Maes, que assina também o roteiro. A produção é de Natália Silva e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.