Descrição de chapéu Café da Manhã África

Como a África enfrenta a desigualdade vacinal e a Covid-19; ouça podcast

Imunização no continente fica emperrada, com pouca vacina e doses de validade curta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com a descoberta da variante ômicron por cientistas da África do Sul, o mundo voltou as atenções para a pandemia no continente africano —mas a primeira reação de muitos governos foi fechar as fronteiras para países da região e suspender voos, uma medida criticada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Com a desigualdade mundial no acesso às vacinas, a África ainda tem poucas doses e uma campanha de imunização lenta. Enquanto quase 57% da população mundial tomou ao menos uma dose, o continente tem 10% da população com uma dose e 7% com duas. Esse cenário facilita o desenvolvimento de novas variantes, que colocam em risco o combate à pandemia no mundo todo.

No episódio desta quinta-feira (9), o Café da Manhã conversa com o biólogo Augusto Paulo Silva, pesquisador para países africanos do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz, sobre como o continente enfrenta a Covid-19.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.