Descrição de chapéu Café da Manhã

A fome que força famílias a comer lagartos e restos de carne no RN; ouça podcast

Repórter visitou cidades no interior do estado do Nordeste mais afetado pela seca este ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O desemprego, o fim do auxílio emergencial e a seca pioraram a situação de famílias no Rio Grande do Norte, em municípios que voltaram a conviver com a fome.

De acordo com a Ana (Agência Nacional de Águas), o estado é o mais afetado pela seca que atinge o Nordeste —mais da metade dos municípios potiguares estão em situação grave. Ao mesmo tempo, a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social calcula que 370 mil famílias estejam na extrema pobreza, o maior patamar em uma década.

No episódio desta quarta-feira (8), o Café da Manhã conversa com a repórter Renata Moura, que visitou cidades no interior do Rio Grande do Norte afetadas pela seca e pela insegurança alimentar.

O podcast fala também com a historiadora Adriana Salay, que estuda a fome no Brasil, sobre os efeitos das condições climáticas extremas na vida das pessoas e sobre as políticas públicas necessárias para erradicar esse problema.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Angela Boldrini e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem, Natália Silva e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.