Descrição de chapéu Café da Manhã

Os 70 anos de reinado de Elizabeth 2ª e o futuro da coroa; ouça podcast

Soberana britânica, de 95 anos, é a ocupante mais longeva do trono

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Neste domingo (6), a ascensão da Rainha Elizabeth 2ª ao trono britânico completa 70 anos, chegando ao Jubileu de Platina com uma festa que vai ter até competição de pudim, mas que também é marcada por escândalos internos da realeza.

A mais longeva monarca do Reino Unido, Elizabeth estava no trono durante a derrocada do colonialismo e, com ele, do Império Britânico. A rainha também teve que administrar crises econômicas e escândalos dentro da própria família.

Elizabeth se tornou rainha aos 25 anos em 6 de fevereiro de 1952, após a morte do pai, George 6º. Idade bem diferente tem seu filho, o príncipe Charles, primeiro na linha de sucessão do trono —que em 2022 completará 74 anos.

O episódio do Café da Manhã desta segunda-feira (7) discute com a jornalista (e entusiasta da rainha) Barbara Gancia o reinado de Elizabeth 2ª, os escândalos da família real e o futuro da coroa.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores, Maurício Meireles e Angela Boldrini, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem, Natália Silva e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.