Descrição de chapéu Folha na Sala

Cidade reabre escolas após mais de 700 dias; ouça podcast

Ansiedade, alegria e perda de aprendizado marcam volta presencial em Euclides da Cunha, no sertão da Bahia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O episódio desta semana do Folha na Sala, o podcast de educação da Folha, conta como foi o retorno às aulas em Euclides da Cunha, no sertão da Bahia. A cidade só reabriu as escolas municipais mais de 700 dias após o fechamento devido à pandemia de coronavírus, em março de 2020.

Segundo pais e professores, a perda no aprendizado é notável, com casos de alunos na sexta série que ainda não sabem ler e escrever.

Na localidade de Ferro de Engomar, no interior do município, professores contam que não reconheceram as crianças após tanto tempo longe da escola.

O lado emocional também pesou, e houve estudante que teve que voltar para casa de tanta ansiedade.

O podcast ainda mostra como o fechamento afetou de forma diferente estudantes com pais mais e menos escolarizados e com condições distintas a conteúdos remotos.

Os especialistas Carol Campos, diretora executiva da consultoria Vozes da Educação, Guilherme Lichand, da Universidade de Zurique, Júlia Ribeiro, do Unicef, e o presidente da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), Luiz Miguel Garcia, discutem os motivos de o Brasil ter ficado com escolas fechadas por tanto tempo.

Capa podcast Folha na Sala
Segundo episódio da quinta temporada do Folha na Sala - Arte

Na sua quinta temporada, o Folha na Sala debate, em nove episódios semanais, quais são os desafios da educação e da escola pública em 2022, na retomada das aulas presenciais após dois anos de abre e fecha devido à pandemia de coronavírus.

O podcast é uma parceria da Folha com o Itaú Social. O programa é apresentado pelos jornalistas Ricardo Ampudia e Juliana Deodoro. A coordenação foi de Angela Pinho e Magê Flores. A edição de som é de Stefano Maccarini.

Você pode acrescentar o nosso programa no seu agregador de podcasts usando o link https://omny.fm/shows/folha-na-sala/playlists/podcast.rss

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.