Os desafios das negociações de paz entre Ucrânia e Rússia; ouça podcast

Conversas entre os dois países avançam em ritmo lento enquanto violência continua

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de quatro rodadas de negociações entre Rússia e Ucrânia para pôr fim à guerra iniciada em 24 de fevereiro, nenhum grande avanço foi anunciado. Nesta terça-feira (15), porém, o presidente Volodimir Zelenski fez a primeira sinalização de que a Ucrânia poderia abrir mão de entrar para a Otan.

A não adesão do país à aliança militar ocidental liderada pelos Estados Unidos é uma das principais condições do governo de Vladimir Putin para acabar com a guerra. As outras são a desmilitarização ucraniana, a desistência de entrar na União Europeia e o reconhecimento de territórios perdidos —casos da Crimeia e do Donbass.

No episódio desta quarta (16), o Café da Manhã conversa com o diplomata Rubens Barbosa, ex-embaixador do Brasil nos Estados Unidos e presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior. Ele avalia o andamento das negociações entre Rússia e Ucrânia ao mesmo tempo em que a violência continua e aponta quais podem ser os caminhos para a paz na região.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Daniel Castro, Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.