Descrição de chapéu Café da Manhã Rússia

A ansiedade que o medo do fim do mundo causa nos millennials e na geração Z; ouça podcast

Gerações que nasceram depois dos anos 1980 são atingidas por série de crises mundiais na vida adulta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As gerações que nasceram a partir da virada dos anos 1980 para 1990 estão no início da vida adulta hoje e convivem com um conjunto de acontecimentos negativos: pandemia da Covid-19, crise climática, agruras políticas e econômicas no Brasil, conflitos e ondas de refugiados e, agora, uma guerra que fez o mundo voltar a falar sobre ameaça nuclear.

Essa sucessão de eventos traz consigo um tom apocalíptico com potencial de causar ansiedade e incerteza em jovens que tentam planejar um futuro –além de uma revisão das expectativas que podem ter sido criadas ao crescer em épocas que ao menos pareciam mais promissoras.

No episódio desta segunda (21), o Café da Manhã conversa com a psicanalista e colunista da Folha Vera Iaconelli sobre o impacto que todas essas crises têm na visão de mundo dos jovens e como lidar com esses temas sem que o sentimento de desesperança se acentue.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Daniel Castro, Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Laila Mouallem e Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.