Podcast: as acusações de assédio sexual e a demissão do presidente da Caixa

Pedro Guimarães deixou o comando do banco depois de relatos de pelo menos cinco funcionárias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, pediu demissão nesta quarta-feira (29) depois que denúncias de assédio sexual contra ele vieram a público. O caso foi revelado pelo portal Metrópoles. Pelo menos cinco funcionárias do banco acusaram o executivo de assédio, com relatos de toques íntimos e convites inadequados. O MPF (Ministério Público Federal) investiga o caso.

Guimarães era uma das pessoas mais próximas de Jair Bolsonaro (PL) no alto escalão do governo e chegou a ser cotado para compor com o presidente a chapa que vai disputar a reeleição este ano.

Na carta de demissão, o executivo disse que as acusações contra ele não são verdadeiras e que elas não vão se sustentar depois de uma avaliação técnica e isenta. Afirmou também que sempre se empenhou no combate "a toda forma de assédio" e chamou a situação de cruel e injusta.

No episódio desta quinta-feira (30), o Café da Manhã conversa com a repórter da Folha Marianna Holanda sobre as denúncias contra Guimarães, a reação do governo nos bastidores e a cultura de assédio às mulheres na política.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes e Victor Lacombe. A edição de som é de Laila Mouallem.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.