Descrição de chapéu Meu inconsciente coletivo

Podcast discute como o surrealismo de Kafka aparece na realidade do Brasil de hoje; ouça

Em Meu Inconsciente Coletivo, Tati Bernardi e Vladimir Safatle falam da obra 'O Processo'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O surrealismo de Kafka é a realidade do Brasil de hoje? Na quarta temporada de Meu Inconsciente Coletivo, a escritora e colunista da Folha Tati Bernardi leva para o divã protagonistas da literatura. Esses personagens vão ser analisados por grandes psicanalistas e psicólogos.

No episódio desta sexta-feira (3), ela conversa com o filósofo e professor Vladimir Safatle sobre o livro "O Processo", de Franz Kafka. Safatle diz que a obra, que conta a luta de Josef K. para descobrir por que e por quem é acusado, é um romance realista "talvez porque a nossa realidade seja um pouco surrealista".

Ouça o episódio:

"Você age como se estivesse submetido a um tipo de poder que te impõe uma certa experiência de culpa. E você nem sabe exatamente do que se trata, não tem o objeto claro. Você age como se estivesse à procura de uma instância de poder que nunca aparece", diz Safatle. "E tem um momento em que o poder não é mais o elemento que organiza, ele está muito próximo. E o que acontece quando ele está próximo demais? Ele não consegue controlar nada, tudo está a ponto de ser decomposto. É um romance de uma sociedade que, à sua maneira, entra numa crise de legitimidade."

Participam ainda da temporada o psicanalista Alexandre Patrício; a psicanalista e escritora Luciana Saddi; a psicanalista e colunista da Folha Vera Iaconelli; a psicanalista Luciana Salum; o escritor e psicanalista Robson Viturino; a psicanalista e professora de literatura brasileira Yudith Rosenbaum, o psicanalista e professor Christian Dunker; a psicanalista e escritora Fernanda Hamann; e o psicanalista e professor Daniel Kupermann.

Entre as obras comentadas estão "A Filha Perdida", de Elena Ferrante, "O Alienista", de Machado de Assis, e "A Paixão Segundo G.H.", de Clarice Lispector.

O podcast está nos principais agregadores e tem novos episódios todas as sextas, às 8h. As três primeiras temporadas do Meu Inconsciente Coletivo também estão disponíveis nos aplicativos. Os episódios tratam de temas como separação, ansiedade, síndrome do impostor e solidão na maternidade.

A capa do podcast Meu Inconsciente Coletivo tem um divã ao centro e o nome do programa abaixo
No podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.