Descrição de chapéu A mulher da casa abandonada

Podcast A Mulher da Casa Abandonada lidera rankings e acumula milhões de downloads

Série da Folha apresentada por Chico Felitti se consolida como marco da produção brasileira em áudio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Há pouco mais de 40 dias no ar, o podcast A Mulher da Casa Abandonada, da Folha, registra altos índices de audiência e patamares inéditos de avaliações dos ouvintes.

Escrita e apresentada pelo jornalista Chico Felitti, a série partiu de uma curiosidade do autor sobre uma mansão degradada num bairro rico de São Paulo para contar com profundidade inédita a história de Margarida Bonetti. A brasileira foi acusada de manter uma empregada doméstica em condições análogas à escravidão durante 20 anos nos EUA, mas fugiu do país e nunca foi julgada.

O último episódio da série vai ao ar na manhã desta quarta-feira (20). Às 18h, o apresentador do podcast vai participar de uma live para assinantes na Folha sobre os bastidores da produção, a repercussão do programa e os desdobramentos da história.

A capa do podcast tem o desenho de um casarão, em branco e preto. A imagem escorre até o nome do programa: A Mulher da Casa Abandonada
O podcast A Mulher da Casa Abandonada investiga a vida de uma brasileira que foi procurada pelo FBI - Editoria de Arte

No Spotify, o programa está no topo do ranking dos podcasts mais ouvidos do Brasil desde 10 de junho, dois dias depois de seu lançamento. A lista dos episódios mais escutados do país na plataforma tem sido encabeçada quase diariamente por um trio de A Mulher da Casa Abandonada.

A nota de avaliação da série dada pelos ouvintes é 5 estrelas (graduação máxima), com 115 mil avaliações registradas até agora, um recorde no país.

Na Deezer, ela foi o podcast mais ouvido globalmente nas duas últimas semanas, e no Apple Podcasts também está no Top Episódios.

Segundo dados da Triton, os seis episódios já somam quase 7 milhões de downloads nas principais plataformas de áudio. Os quatro primeiros superaram 1 milhão de downloads cada um.

O alcance não se restringe aos ouvintes que estão no Brasil. Na última semana, A Mulher da Casa Abandonada apareceu na terceira posição do ranking geral de podcasts da Irlanda no Spotify. Também figurou em quarto lugar nas listas de podcasts da categoria crime e suspense da Austrália e do Reino Unido, e em décimo na parada dessa categoria nos Estados Unidos.

A Mulher da Casa Abandonada estreou no YouTube no dia 8 de julho. Os seis episódios já somam quase 300 mil visualizações na plataforma, e a série conquistou mais de 3.600 novos assinantes para o canal da TV Folha.

"Foi um trabalho que se infiltrou na minha vida cotidiana. A balconista da padaria me reconheceu pela voz e perguntou se eu era ‘o menino do podcast’, e disse que era a primeira vez que ela estava ouvindo uma série em áudio", conta Chico.

"Um chofer de noivas de São Luís do Maranhão me escreveu dizendo que estava ouvindo cada episódio três vezes. Até a avó de um amigo pediu meu telefone e ligou para parabenizar, disse que desde os tempos da rádio Excelsior ela não parava para acompanhar um programa de rádio", completa.

A procura pelo podcast começou a aumentar nos sites de buscas a partir do terceiro episódio, levado ao ar em 22 de junho. No lançamento do quarto capítulo, sete dias depois, houve o primeiro pico notável de acessos ao site da Folha entre os interessados por A Mulher da Casa Abandonada.

Depois disso, outros veículos jornalísticos passaram a fazer reportagens sobre as histórias de Margarida Bonetti e da casa, entre eles o jornal argentino Clarín. Em 4 de julho, os acessos às paginas sobre o podcast no site da Folha passaram de 100 mil.

O interesse pelo programa no Google também levou o nome dele ao Google Trends, lista dos assuntos mais procurados pelos usuários.

"O alcance deste programa é impressionante. Os números e a repercussão dele evidenciam o interesse das pessoas por grandes reportagens em áudio. A série ainda está sendo publicada e já é um marco na produção de podcasts no Brasil", diz Magê Flores, editora de podcasts da Folha.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.