Podcast: o impacto da violência política na reta final da eleição

Casos de ameaças, agressões e mortes depois de discussões políticas marcam corrida neste ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As eleições de 2022 têm sido marcadas por casos de violência política em diversos estados do Brasil. No Paraná, um tesoureiro do PT foi morto por um policial penal bolsonarista; no Mato Grosso, um apoiador do presidente matou com 70 facadas um colega de trabalho que apoiava Lula no Mato Grosso; e, no Ceará, um homem entrou em um bar perguntando quem votaria em Lula —e esfaqueou uma pessoa que se manifestou a favor do petista.

Casos como esses contribuem para um sentimento de apreensão entre os eleitores. Uma pesquisa do Datafolha mostrou que 67,5% dos entrevistados dizem ter medo de sofrer agressões por causa da sua escolha política ou partidária, e que 3,2% sofreram ameaças por motivos políticos no mês anterior ao levantamento.

No episódio desta quinta (29), o Café da Manhã conversa com o sociólogo e coordenador de projetos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública David Marques sobre como esses casos impactam a liberdade de manifestação do eleitor e os impactos da violência política na campanha deste ano.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.