Podcast: A narrativa preparada por Bolsonaro em caso de derrota

Em semana de más notícias para campanha, presidente aposta em nova ofensiva contra o TSE

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pesquisa Datafolha publicada nesta quinta-feira (27) mostra que, a três dias da eleição, o ex-presidente Lula (PT) continua à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas intenções de voto. No cálculo dos votos válidos, o petista tem 53%, e o presidente, 47%.

Bolsonaro começou a pavimentar o caminho para, caso seja derrotado no domingo, contestar o resultado da eleição. A estratégia mais recente da campanha dele foi entrar com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral alegando ter sido prejudicada por uma suposta não veiculação de propagandas eleitorais em rádios do Norte e Nordeste.

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, rejeitou a ação por causa da falta de evidências —em resposta, Bolsonaro disse estar disposto a ir até as "últimas consequências" nesse caso.

Essa nova tentativa de questionar o resultado das urnas surge em uma semana difícil para o presidente. A campanha dele teve que administrar crises causadas por planos controversos do ministro da Economia, Paulo Guedes, e pelo ataque de Roberto Jefferson à PF.

O episódio do Café da Manhã desta sexta-feira (28) ouve Fábio Zanini, editor da coluna Painel. Ele analisa o noticiário negativo para a campanha bolsonarista, explica por que o relatório sobre as rádios apresentado por Bolsonaro não prova as acusações e discute os sinais de que o presidente planeja contestar o resultado da eleição em caso de derrota.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.