Descrição de chapéu Café da Manhã Coronavírus

Podcast: os protestos contra a política de Covid zero na China

Manifestantes se revoltam contra restrições rigorosas enquanto resto do mundo já convive com o vírus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um incêndio em um prédio residencial em Urumqi, na região chinesa de Xinjiang, foi o estopim para uma onda de protestos contra o governo. Manifestantes acusam a política de Covid zero perseguida sem trégua por Pequim, que inclui barricadas e bloqueio de saídas de emergência, de terem dificultado a fuga de pessoas do prédio em chamas —dez moradores morreram.

Os protestos se espalharam pelo país, com manifestações registradas em Xangai, Pequim e universidades, onde um dos símbolos dos atos tem sido erguer folhas de papel em branco. Alguns manifestantes também pedem a renúncia do líder chinês, Xi Jinping.

No episódio desta terça (29), o Café da Manhã conversa com o editor de Mundo da Folha, Daigo Oliva, sobre a política de Covid zero, o contexto dos protestos na China e os impactos das manifestações para o governo em Pequim.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Angela Boldrini, com produção de Jéssica Maes e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.