Podcast: o rastro de destruição deixado por bolsonaristas em ataque aos três Poderes

Ação inédita foi facilitada pela leniência das polícias e autoridades locais; Lula decreta intervenção no DF e culpa Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Manifestantes golpistas que apoiam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram, neste domingo (8), as sedes dos três Poderes em Brasília.

A ação, inédita em escala e destruição, foi facilitada pela leniência das forças de segurança e autoridades locais. Os extremistas depredaram vidraças, salas e obras de arte, agrediram jornalistas e confrontaram policiais. Segundo o ministério da Justiça, cerca de 200 pessoas foram presas.

Integrantes do governo Lula, da Polícia Federal e do Supremo Tribunal Federal responsabilizam o governo de Ibaneis Rocha (MDB) e sobretudo a Secretaria de Segurança do Distrito Federal, comandada pelo ex-ministro Anderson Torres. Torres acabou sendo exonerado pelo governador.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou intervenção federal na segurança do DF. Lula chamou os invasores de fascistas e responsabilizou o antecessor pelos atos. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse em tuíte que invasões e depredações não são parte da democracia.

O Café da Manhã desta terça-feira (9) trata do ataque de bolsonaristas ao Palácio do Planalto, ao Congresso e ao STF. O episódio detalha os danos dos atos de violência, analisa as ações e omissões das autoridades e discute os desafios do novo governo no enfrentamento ao golpismo. A diretora da sucursal da Folha em Brasília, Camila Mattoso, participa do podcast.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado por Magê Flores e Maurício Meireles, tem roteiro deles e de Daniel Castro, produção de Jéssica Maes e edição de som de Laila Mouallem.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.