Podcast: Repórter conta bastidores de entrevista com Volodimir Zelenski

À Folha presidente ucraniano disse estar disposto a encontro com Lula, mas cutucou brasileiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Volodimir Zelenski recebeu um grupo de jornalistas da América Latina, incluindo a repórter da Folha Patrícia Campos Mello, para uma entrevista no palácio presidencial da Ucrânia nesta semana. De camiseta e calça militares, falou por uma hora e 40 minutos sobre o momento da guerra, a posição do chamado Sul Global no conflito e as relações com o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros líderes.

Para entrar na sala, os jornalistas precisaram passar por cinco checagens de segurança e tiveram de deixar do lado de fora até canetas e celulares —Kiev vê risco de os aparelhos serem rastreados pela inteligência da Rússia, o que permitiria ataques diretos ao político.

Na entrevista, Zelenski disse que tem a intenção de se reunir com Lula e que está disposto a ouvir a proposta para uma plataforma de negociação do fim da guerra. Mas criticou o que chamou de falta de vontade e de tempo do brasileiro para se encontrar com ele na cúpula do G7 no Japão, dez dias atrás —a versão do petista é que Zelenski não apareceu.

No Café da Manhã desta quinta (1º), Patrícia Campos Mello conta os bastidores da entrevista com o presidente ucraniano, analisa as respostas dele sobre as relações com o Brasil e relata o que viu no cotidiano do país em guerra.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Gustavo Simon, com produção de Laila Mouallem e Priscila Camazano. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Reprodução

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.