Podcast trata das manifestações de ódio contra as mulheres na internet

Ataque hacker a perfil de primeira-dama incluiu posts de teor misógino; Janja diz que redes sociais se sentem acima da lei

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente Lula (PT) manifestou irritação nesta terça-feira (19) com o caso da invasão de contas das redes sociais da primeira-dama Janja da Silva e disse que "fica muito puto" com ataques contra ela.

Na semana passada, um hacker invadiu o perfil de Janja no X, antigo Twitter, e publicou mensagens que citavam o mensalão e o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, além de ofensas de teor misógino dirigidas à própria primeira-dama. Janja reclamou da demora para recuperar seu perfil e criticou a postura das plataformas.

Postagens com conteúdos de aversão às mulheres são recorrentes na internet —e com frequência miram figuras ativas na política. Elas aparecem em espaços abertos, como feeds das redes sociais, e mais ainda em ambientes nos quais mulheres têm o acesso proibido, como alguns chans (canais anônimos de comunicação).

Um estudo do Instituto Avon feito em chans e grupos de aplicativos de mensagens analisou 9,5 milhões de posts entre junho de 2021 e junho de 2023 e encontrou ataques coordenados e ameaças de morte.

O Café da Manhã desta quarta-feira (20) fala de misoginia na internet, discute respostas possíveis para os ataques contra mulheres e analisa os efeitos desse tipo de violência. O podcast entrevista Mariana Valente, professora da Universidade St Gallen, na Suíça, e autora do livro Misoginia na Internet.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Gabriela Mayer e Magê Flores, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann e Raphael Concli.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.