Podcast debate viabilidade do passe livre; programa em SP começa no domingo

Analistas veem lacunas no plano paulistano, enquanto modelo integral ganha força no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Neste domingo (17), a cidade de São Paulo dá início a seu programa de passe livre nos ônibus municipais. A medida vai valer só nesse dia da semana, e a prefeitura estima que ela vá beneficiar 2,2 milhões de pessoas a cada domingo. Com mais de mil linhas tendo a catraca liberada, essa será a experiência do tipo de maior escala no país.

Até aqui, a cidade mais populosa com um programa do tipo era Caucaia (CE). O município, de 355 mil habitantes, é um dos 85 no país que adotam a tarifa zero integral —para todo o sistema, todos os dias da semana. Desse total, 23 aderiram à gratuidade só neste ano.

O debate tem um componente eleitoral, com a aproximação da campanha municipal de 2024, mas também atende a uma demanda de grupos da sociedade civil —que ganhou tração com os atos de junho de 2013— e configura uma tentativa de reverter a queda no volume de passageiros. De outro lado, o modelo de remuneração segue um desafio; analistas veem lacunas no modelo paulistano.

No Café da Manhã desta sexta (15), o urbanista Roberto Andrés, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, discute a viabilidade do passe livre no Brasil, explica os modelos para zerar a tarifa no transporte público e analisa os impactos da medida.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.