Podcast: a crise diplomática entre Brasil e Israel por fala de Lula sobre Holocausto

Governo Lula convoca embaixador após Tel Aviv declarar presidente persona non grata e cobrar retratação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A crise entre Brasil e Israel aumentou nesta segunda-feira (19), com gestos simbólicos na diplomacia. Do lado brasileiro, o governo Lula (PT) convocou o embaixador em Tel Aviv, Frederico Meyer, depois de Israel chamar o diplomata para uma reprimenda —Meyer encontrou o chanceler Israel Katz no Museu do Holocausto, uma quebra de protocolo definida como "show" por integrantes do Itamaraty.

A tensão começou no domingo (18), depois de Lula comparar as mortes de civis na Faixa de Gaza ao Holocausto —quando mais de 6 milhões de judeus foram mortos pelo regime nazista. Não é a primeira vez que o petista chama de genocídio a ofensiva em resposta ao Hamas na Palestina, mas é a primeira vez que faz menção a práticas nazistas.

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, disse que o líder brasileiro "cruzou uma linha vermelha", e nesta segunda Lula foi declarado "persona non grata" pela chancelaria, até que volte atrás. Em Brasília, a avaliação de ministros e assessores é de que Tel Aviv quer aumentar a dimensão da crise e que o petista não deve se desculpar.

O Café da Manhã desta terça-feira (20) discute a crise diplomática entre Brasil e Israel e analisa para onde apontam os gestos dos dois países. O podcast entrevista Oliver Stuenkel, professor de relações internacionais da FGV.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.