Descrição de chapéu Café da Manhã Datafolha

Podcast analisa reação do governo Lula à piora da avaliação nas pesquisas

Datafolha tem empate técnico entre bom/ótimo e ruim/péssimo; presidente cobra ministros por defesa da gestão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de um ano e três meses de governo, 35% dos brasileiros consideram o trabalho do presidente Lula (PT) ótimo ou bom. Pesquisa Datafolha, feita com 2.002 entrevistas em 147 cidades, mostrou que 33% avaliam a gestão como ruim ou péssima e 30% como regular. É a primeira vez que há um empate técnico, pela margem de erro, entre rejeição e aprovação.

Em reunião ministerial nesta semana, Lula disse que não se impressiona com pesquisas de opinião desde 1989 —quando concorreu à Presidência pela primeira vez. Mas o tom do encontro foi de cobrança pela defesa do governo. Levantamentos do Ipec e da Genial/Quaest deste mês tinham indicado piora na aprovação do presidente.

No encontro, organizado para um balanço da gestão a discussão de próximos passos, o petista deu pistas do que vê como pontos de atenção hoje. O presidente pediu aos ministros que viajem mais pelo país e sejam mais ativos nas redes sociais para comunicar melhor medidas e programas.

O episódio do Café da Manhã desta sexta-feira (22) analisa a popularidade de Lula. O editor da coluna da Painel, da Folha, Fábio Zanini, explica como o governo pretende agir depois das últimas pesquisas.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes e Laila Mouallem e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos.
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.