Podcast: como delação de Lessa e chegada ao STF mexem com o caso Marielle

Alexandre de Moraes homologa colaboração de ex-PM; anúncio de medida por ministro da Justiça recebe críticas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O anúncio da homologação da delação do ex-policial militar Ronnie Lessa no âmbito das investigações do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, feito na terça-feira (19) pelo ministro Ricardo Lewandowski (Justiça), levou a reações de tom distinto.

A viúva da vereadora, Mônica Benício, criticou o ministro dizendo que a fala dele "aumenta as especulações e uma disputa de protagonismo". A irmã de Marielle, Anielle Franco, por sua vez, disse que a notícia demonstra comprometimento das instituições com a resolução do caso; Anielle é colega de Lewandowski, na pasta da Igualdade Racial.

A homologação da delação do ex-PM foi feita pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Na semana passada, o caso foi remetido à corte, onde tramitam ações que envolvem pessoas com foro especial. Lewandowski disse que a delação deve apresentar "elementos importantíssimos" para que em breve seja apresentada a solução do crime; seis anos depois, os motivos e os mandantes permanecem desconhecidos.

O episódio do Café da Manhã desta quinta (21) localiza em que pé está o caso Marielle e Anderson. A repórter da Folha em Brasília Constança Rezende explica a homologação da delação de Lessa e discute como isso pode mudar a investigação.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes e Laila Mouallem e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Reprodução
Magê Flores , Gustavo Simon , Daniel E. de Castro , Thomé Granemann , Laila Mouallem e Carolina Moraes
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.