Descrição de chapéu Café da Manhã Rússia

Podcast analisa reeleição de Vladimir Putin com votação recorde na Rússia

Político de linhas autoritárias foi reconduzido ao cargo para quinto mandato com 87% dos votos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Vladimir Putin foi reeleito para um quinto mandato à frente da Presidência da Rússia neste domingo (17). O político usou discursos e pronunciamentos pós-vitória para vender o resultado recorde —87% dos votos— como legitimidade a seu projeto autoritário e militarista e para anunciar novos objetivos na Guerra da Ucrânia.


Sob forte policiamento, a votação teve protestos simbólicos, aos moldes do que o opositor Alexei Navalni propôs antes de morrer na cadeia, no mês passado. Para driblar restrições legais a atos não autorizados, o ativista havia sugerido que manifestantes lotassem os postos de votação no mesmo horário, às 12h, no que chamou de "Meio-dia contra Putin".

Países como EUA, Alemanha e Ucrânia disseram que o processo eleitoral não foi livre nem justo. Opositores tiveram a candidatura impedida, e os outros três nomes na urna eram de deputados aliados, sem chance de vitória. O novo mandato de Putin vai até 2030, quando ele poderá tentar se reeleger mais uma vez —a última, pelas regras atuais.

O episódio do Café da Manhã desta terça-feira (19) trata da reeleição do político. O repórter da Folha Igor Gielow, que acompanhou o pleito na Rússia, discute o que o resultado com números recordes indica e analisa as respostas internas e externas à vitória de Putin.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gustavo Simon e Magê Flores, com produção de Carolina Moraes e Laila Mouallem e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.