Deputados do PT querem ter sobrenome 'Lula' nos registros da Câmara

Eles querem que os novos nomes apareçam no painel de votação do plenário como protesto

O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), que quer incluir o sobrenome 'Lula'
O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), que quer incluir o sobrenome 'Lula' - Walterson Rosa/FramePhoto/Folhapress
Brasília

Deputados do PT estão pedindo autorização ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para mudarem seus registros na Casa e incluírem a palavra “Lula” como parte de seus sobrenomes.

O líder da sigla, Paulo Pimenta (RS), passará a ser “Paulo Lula Pimenta” se o requerimento for autorizado. Carlos Zarattini (SP) será “Carlos Lula Zarattini”.

O deputado explicou que a decisão foi tomada em reunião da bancada e os deputados foram orientados a fazer requerimentos individuais com os pedidos.

“É para marcar um protesto, é uma coisa simbólica”, disse Zarattini.

O ex-presidente Lula está preso desde sábado (7). Ele foi condenado em segunda instância a 12 anos e um mês em regime fechado.

Os deputados do PT querem que os novos nomes apareçam no painel de votação do plenário da Câmara. Os parlamentares começaram a assinar os requerimentos nesta noite.

Ainda não há resposta para os pedidos. Rodrigo Maia ainda não viu os ofícios e avalia autorizar as mudanças se não houver impedimento do regimento interno da Casa.

"Queremos mostrar união e solidariedade. Todos do PT vamos fazer isso", disse o líder da minoria na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

Vereadores e deputados estaduais de São Paulo estão fazendo o mesmo. Os senadores do PT não devem acompanhar o movimento.

PROTESTO

No início da noite desta terça, parlamentares do PT fizeram um protesto contra a prisão do ex-presidente Lula no plenário da Câmara.

Carregando cartazes com os dizeres "Lula livre", os deputados entraram no plenário gritando "Lula, guerreiro do povo brasileiro". Ao mesmo tempo, deputados como Delegado Waldir (PSL-GO) e Delegado Éder Mauro (PSD-PA) gritavam "ladrão, ladrão".

Bernardo Caram , Angela Boldrini e DANIEL CARVALHO
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.