Eleito para comandar o STF, Toffoli fala em 'desafios gigantescos'

Ministro foi oficialmente escolhido por seus pares para comandar a corte até 2020

Reynaldo Turollo Jr.
Brasília

O ministro Dias Toffoli foi oficialmente eleito por seus pares, em sessão nesta quarta-feira (8), para ser o próximo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal). Luiz Fux será o vice.

Ambos assumirão as funções em setembro, quando terminará o mandato da presidente atual, a ministra Cármen Lúcia. A expectativa é que a cerimônia de posse seja no dia 13 de setembro, uma quinta-feira.

Ministro Dias Toffoli é oficialmente eleito para presidir o Supremo nos próximos dois anos
Ministro Dias Toffoli é oficialmente eleito para presidir o Supremo nos próximos dois anos - Pedro Ladeira/Folhapress

Apesar de a votação que elegeu formalmente Toffoli e Fux para o próximo biênio ter sido realizada nesta quarta, seus nomes já eram conhecidos há meses. As eleições obedecem a um acordo de cavalheiros entre os magistrados, para que haja rotatividade.

Ao ser anunciado, Toffoli, que hoje é vice-presidente, disse que a responsabilidade do cargo é enorme e que os desafios são gigantescos. Ele elogiou a gestão de Cármen Lúcia e destacou que os últimos dois anos foram difíceis para o país.

“A responsabilidade deste encargo é enorme, os desafios são gigantescos”, disse Toffoli.

“Se, por um lado, temos essa dificuldade — até pela gestão tranquila, firme, que Vossa Excelência [Cármen Lúcia] teve nesses dois anos difíceis para a nação brasileira, com tantas demandas chegando —, se o desafio é grande de substituir a Vossa Excelência nesta rotatividade, por outro lado é muito facilitado, porque tenho que dar aqui o testemunho de que nestes dois anos em que servi como vice-presidente, Vossa Excelência comigo sempre teve o maior diálogo, me colocando sempre partícipe da gestão, e os nossos gabinetes sempre tiveram uma interação muito grande”, afirmou.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.