Ibaneis assume liderança na corrida pelo governo do DF, aponta Datafolha

Candidato do MDB cresceu 11 pontos e ultrapassou Eliana Pedrosa (Pros), que tem 16%

Bernardo Caram
Brasília

Com um crescimento de 11 pontos percentuais nas intenções de voto em pouco mais de uma semana, Ibaneis (MDB) ultrapassou Eliana Pedrosa (Pros) e assumiu a liderança na disputa pelo governo do Distrito Federal.

Ibaneis Rocha, candidato do MDB ao governo do Distrito Federal
Ibaneis Rocha, candidato do MDB ao governo do Distrito Federal - Divulgação

Pesquisa Datafolha mostra que o candidato do MDB cresceu de 13% na última quarta-feira (19) para 24%. Pedrosa, que liderava a última pesquisa com 20%, caiu para 16%, figurando agora na segunda posição da pesquisa estimulada.

 

A candidata do Pros está tecnicamente empatada com o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que tenta reeleição. Ele manteve o patamar de 12% das intenções de voto.

Alberto Fraga (DEM) caiu de 14% para 10% e Rogério Rosso (PSD) foi de 11% para 8%. Os dois estão tecnicamente empatados com Rollemberg.

A lista segue com General Paulo Chagas (PRP), que oscilou de 5% para 4%, Júlio Miragaya (PT), estável em 3%, Alexandre Guerra (Novo), de 2% para 3%, e Fátima Sousa (PSOL), estável em 2%.

Renan Rosa (PCO) e Guillen (PSTU) não pontuaram. Brancos e nulos somam 13%. Outros 5% não souberam responder.

No levantamento (DF-03047/2018), contratado pela Folha e a TV Globo, foram ouvidos 1.050 eleitores entre quarta (26) e esta sexta-feira (28). A margem de erro é de três pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

O Datafolha fez simulações para o segundo turno. Em eventual disputa entre os dois melhores colocados na pesquisa, Ibaneis venceria Pedrosa por 47% a 32%.

O governador Rollemberg segue com o mais alto índice de rejeição, com 52%. Ele é seguido por Alberto Fraga (35%) e Eliana Pedrosa (34%). Líder na pesquisa, Ibaneis é o menos rejeitado —15% afirmaram que não votariam nele de jeito nenhum.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.