Descrição de chapéu Eleições 2018

Bolsonaro tira preferência histórica por PT em 533 de 3.151 cidades

Desencanto do eleitorado com petistas impediu Haddad de conquistar áreas tucanas

Érica Fraga
São Paulo

O PT manteve seu domínio no Nordeste, mas seu desgaste ficou evidenciado por derrotas para Jair Bolsonaro no segundo turno em 533 de seus 3.151 redutos tradicionais.

Nesses municípios, o capitão reformado interrompeu a trajetória de vitórias de candidatos petistas registrada na segunda etapa dos três pleitos anteriores, que resultaram na eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006, e de Dilma Rousseff, em 2010 e 2014.

O desencanto do eleitorado brasileiro com o partido também impediu Fernando Haddad de convencer áreas tradicionalmente tucanas a optar por ele no lugar de Bolsonaro.

 

Dos 1.110 redutos históricos do PSDB, 1.098 optaram pelo candidato do PSL na votação de domingo e apenas 12 preferiram Haddad.

A análise feita pela Folha a partir de dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostra que o movimento pendular do PT para Bolsonaro ocorreu principalmente nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

Foi também nessas regiões que predominou a transferência da preferência histórica de municípios dominados pelos tucanos para Bolsonaro.

No Rio de Janeiro, por exemplo, o candidato petista perdeu em 42 dos 45 municípios que tinham escolhido o partido em 2006, 2010 e 2014. Em regiões do estado, como a Baixada Fluminense e a área metropolitana, a reversão do domínio petista foi significativa. A própria capital, Rio de Janeiro, está entre as cidades que abandou a preferência histórica pelo PT.

Em Minas Gerais, 179 dos 566 redutos petistas nos segundos turnos das três últimas eleições impuseram derrota a Fernando Haddad desta vez.

No Centro-Oeste, o PT também amargou perdas significativas. Entre 139 redutos eleitorais do partido na região, 73 votaram majoritariamente pelo PSL neste domingo. A migração no Sul do país também foi intensa, com derrota em 133 de 307 cidades tradicionalmente petistas.

A exceção nesse movimento foi o Nordeste, onde a força de Lula se impôs novamente, garantindo ampla vitória de Haddad no segundo turno. O candidato petista saiu vitorioso na quase totalidade dos 1.706 redutos tradicionais do PT na região. 

Entre as oito cidades nordestinas que trocaram o PT por Bolsonaro, está João Pessoa, capital da Paraíba.

Na reta final, Haddad fez carreatas no Nordeste, na tentativa de garantir o eleitor histórico do partido. 

A estratégia ajudou o candidato petista a reverter a vantagem que Bolsonaro havia conseguido no Recife no primeiro turno, conquistando a capital de Pernambuco de volta na votação deste segundo turno.

Um dos seus últimos atos foi, no entanto, na periferia de SP. Dias antes, o cantor Mano Brown havia justamente criticado o PT por ter perdido a conexão com as periferias.

No Norte do país, a retenção de cidades com preferência consolidada pelo partido também foi mantida. Só 38 de 304 redutos petistas migraram para o PSL. 

 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.