Paulo Câmara tem 52% dos votos válidos em PE e pode se reeleger no primeiro turno, diz Datafolha

Armando Monteiro aparece em segundo lugar com 35% dos votos válidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Recife

A três dias para as eleições, nova pesquisa Datafolha aponta que o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), ampliou a vantagem para o senador Armando Monteiro (PTB) e pode se reeleger em primeiro turno.

Considerando apenas os votos válidos, Paulo tem 52%. Armando Monteiro aparece com 35%. Na sequência, o levantamento aponta Julio Lossio (Rede) e Dani Portela (Psol) com  4% cada.

Paulo Câmara (PSB)
Paulo Câmara (PSB) - 04.set.2018/Folhapress

Maurício Rands (Pros) tem 3%, Ana Patrícia (PCO) aparece com 2% e Simone Fontana (PSTU) com 1%.

A contabilidade dos válidos exclui brancos, nulos e indecisos. 

Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos válidos mais um voto. 

No cenário em que considera brancos, nulos e indecisos, Paulo passou de 38%, no levantamento realizado nos dias 26, 27 e 28 de setembro, para 42% das intenções de voto. 

Armando oscilou negativamente. Tinha 30% e foi para 28%. A diferença entre os dois, que era de 8% no início da semana, atingiu o patamar de 14%.

Dani Portela, Mauricio Rands e Julio Lossio marcaram 3% cada um. 

Ana Patricia Alves e Simone Fontana não saíram do 1%. Brancos e nulos oscilaram de 16%, no levantamento anterior, para 15%. Os indecisos, que somavam 6%, agora são 4%.

Em eventual segundo turno entre Câmara e Monteiro, o candidato do PSB teria 46% dos votos contra 36% do adversário. 

A pesquisa mostra que uma parcela de 16% votaria em branco ou nulo e 3% estão indecisos. Na comparação com o último levantamento, a distância entre eles aumentou (era de 43% a 38%), desfazendo assim o empate técnico no limite da margem de erro.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, Câmara é citado por 25%. Teve uma alta de seis pontos percentuais em relação à semana passada (19%). Armando ficou com 14% (era de 15%).

Para esta pesquisa foram ouvidos 1.482 eleitores em 59 municípios de Pernambuco. A margem de erro para o total da amostra é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento foi realizado nos dias 3 e 4 de outubro. 

A pesquisa, contratada pela Folha e TV Globo, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-05100/2018. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.