Juiz arquiva inquérito que investigava Feliciano por suspeita de estupro

Deputado havia sido acusado por jornalista que também denunciou Eduardo Bolsonaro

Anna Virginia Balloussier
São Paulo

O inquérito policial que investigava o deputado Marco Feliciano (Pode-SP) por "crimes de estupro, lesões corporais, sequestro, cárcere privado, ameaça e corrupção de testemunha" foi arquivado pelo juiz da 4ª Vara Criminal de Brasília, Aimar Neres de Matos, e publicado nesta quinta (13).

As acusações partiram da jornalista brasiliense Patrícia Lélis, 24, em 2016. 


No processo, que corre em segredo de justiça, o magistrado dá razão ao Ministério Público do Distrito Federal, que pediu para encerrar o caso "por não vislumbrar elementos mínimos para a propositura de ação penal". 

A jornalista Patrícia Lélis fala com a imprensa ao sair da Procuradoria Especial da Mulher no Senado
A jornalista Patrícia Lélis fala com a imprensa ao sair da Procuradoria Especial da Mulher no Senado - Pedro Ladeira - 8.ago.16/Folhapress

Lélis acabou se tornando ré em São Paulo por suposta tentativa de extorsão de um chefe de gabinete de Feliciano, que chegou a ser detido. 

Ela fez um boletim de ocorrência afirmando que Talma Bauer a intimidou com uma arma e a manteve em cárcere privado, com a intenção de que ela gravasse vídeos para inocentar o congressista. 

Em outra denúncia, que está hoje no Supremo Tribunal Federal, Lélis também acusou o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) de ameaçá-la. Ela militou no PSC, partido ao qual o filho do presidente eleito Jair Bolsonaro pertenceu de 2014 a 2018.

Diz a jornalista que, em julho de 2017, após os dois trocarem ofensas públicas, Eduardo foi falar com ela em particular num aplicativo, o Telegram: “Sua otária. Quem você pensa que é? Se falar mais alguma coisa, eu acabo com sua vida”.

No Telegram, as mensagens são deletadas assim que a outra pessoa as lê. Lélis, contudo, filmava a tela.

 “Isso é uma ameaça?”, ela reagiu. “Entenda como quiser. Depois reclama que apanho [sic]. Você merece mesmo. Abusada. Tinha que ter apanhado mais para aprender a ficar calada. Mais uma palavra e eu acabo com você. Acabo mais ainda com a sua vida.”

Depois de ser denunciado, Eduardo chamou a jornalista de mentirosa ("basta dar um Google e você vai ver os diversos casos de mentira") e lembrou da situação com Feliciano. “Essa moça, Patrícia Lélis, já deveria ter sido interditada."

Procurada pela Folha, a jornalista afirmou que, "devido às ameaças de morte que eu sempre recebi deles, não moro mais no Brasil". 

Questionada sobre quem seriam os autores das supostas ameaças, respondeu pelo WhatsApp: "Meu lado continua sendo o mesmo, não sou louca ou afins como eles dizem, como também não sou a primeira! Apenas fui a primeira a denunciar. Eduardo me ameaçou de morte, pelo menos isso o STF tem levado à frente".

Ela afirma que a futura ministra de Mulher, Família e Direitos Humanos, a pastora Damares Alves, sabia do caso e lhe pediu silêncio. A reportagem não conseguiu falar com Damares.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.