Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Irritados com articulação do Planalto, partidos rejeitam vice-liderança na Câmara

Líderes evitam se comprometer com cargo para não oficializar posição como base

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Irritados com a falta de articulação política do Planalto com o Congresso, partidos do centrão rejeitam a possibilidade de ocupar espaços na vice-liderança na Câmara.

Partidos como PRB, PSD, DEM e MDB não quiseram se associar às posições. Os postos são importantes por auxiliarem o líder da Casa na articulação com parlamentares, e eram uma aposta do governo para melhorar a interlocução com o Legislativo. 

Com isso, a composição de seus parlamentares aprovada pelo presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira (25) é apenas de deputados independentes das legendas, muitos dos quais já ocupam espaço na tropa de choque do governo.

Plenário da Câmara durante votação de projeto de lei que tipifica o crime de terrorismo. Líderes partidários mostram irritação com articulação do governo no Congresso
Plenário da Câmara durante votação de projeto de lei que tipifica o crime de terrorismo. Líderes partidários mostram irritação com articulação do governo no Congresso - Pedro Ladeira - 12.fev.2019/Folhapress

Um exemplo é o presidente da chamada "bancada da bala", Capitão Augusto (PR-SP), aliado de Bolsonaro, mas sem trânsito partidário: não conseguiu viabilizar uma candidatura avulsa à presidência da Casa no início do ano, quando seu partido decidiu apoiar a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Além disso, três dos deputados que ocuparão a função são do próprio PSL, partido do presidente e também do líder do governo, Major Vitor Hugo (GO). 

O usual é que as posições de vice-liderança sejam ocupadas por parlamentares da base aliada do governo. Em 2016, Michel Temer indicou 15 deputados para essa função, oriundos de 13 partidos diferentes. 

Marx Beltrão (PSD-AL), que foi ministro de Michel Temer, e Silvio Costa Filho (PRB-PE), por exemplo, chegaram a ser convidados extraoficialmente para compor o quadro de vice-líderes. Mas líderes do centrão afirmam que seria confirmar que fazem parte da base do governo, algo a que não estão dispostos sem que haja contrapartida do Executivo.

Já no Solidariedade, líderes afirmam que Lucas Vergilio (GO) pode sofrer sanções partidárias por ter confirmado sua posição à revelia da legenda.

Como ainda há espaços na vice-liderança, as siglas dizem que esperam alguma sinalização do Planalto —das nomeações em segundo escalão, por exemplo— para que haja mudança na decisão. 

Além disso, a insatisfação com a falta de poder de Vitor Hugo é um dos fatores apontados para que não se queira ocupar uma posição subordinada a ele. 

Partidos dizem que só acumulariam desgaste, sem nenhuma condição para de fato negociar com os parlamentares. 

O mesmo princípio é aplicado para a dificuldade em encontrar um relator para a reforma da Previdência, principal pauta econômica do início da gestão Bolsonaro. 

Deputados do centrão, como o ex-líder do governo de Michel Temer, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), foram sondados para assumir a tarefa, mas têm demonstrado pouca disposição. 

Cogita-se entre as líderes deixar que algum deputado do PSL fique com o texto, ampliando ainda mais o isolamento do governo, que tem colocado seu próprio partido em todas as posições-chave de articulação: além da líder da Câmara, a presidência da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) ficará com a sigla, e a deputada Joice Hasselmann (SP) é a nova líder no Congresso.

A articulação do Planalto com o Congresso tem sido alvo constante de críticas dos parlamentares. Um dos principais pontos de conflito é a nomeação de cargos de segundo e terceiro escalão nos estados. 

A ideia do governo de criar um "banco de talentos" para que deputados façam indicações por meio de uma plataforma online caiu mal entre os parlamentares, que se dizem ofendidos com o discurso antipolítica adotado pelo presidente. 

Além disso, condicionam a votação da reforma à apresentação do texto que mudará a lei da aposentadoria dos militares.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.