Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Planalto e Eduardo Bolsonaro divulgam vídeo que celebra golpe de 64

Gravação distribuída afirma que Exército salvou país ao instalar ditadura militar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Planalto divulgou neste domingo (31) em um de seus canais oficiais de comunicação um vídeo que comemora o golpe de 1964, que resultou em uma ditadura militar de 21 anos no Brasil. 

Filho do presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) também compartilhou as mesmas imagens em suas redes sociais.

"Num dia como o de hoje o Brasil foi liberto. Obrigado militares de 64! Duvida? Pergunte aos seus pais ou avós que viveram aquela época como foi?", escreveu o parlamentar.

O vídeo traz um homem elogiando a ação do Exército em 31 de março de 1964, quando foi deposto o presidente João Goulart.

"Era sim um tempo de medo e ameaças, ameaças daquilo que os comunistas faziam onde era imposto sem exceção. Prendiam e matavam seus próprios compatriotas. Havia sim muito medo no ar", diz. 

"Foi aí que conclamado por jornais, rádios, TVs e principalmente pelo povo na rua, que o Brasil lembrou que possuía um Exército nacional e apelou a ele. Foi só aí que a escuridão foi passando, passando, e fez-se a luz", ressalta.

O homem termina afirmando que o Exército salvou os brasileiros. "Não dá para mudar a história", diz. 
Sem logomarca do Planalto ou de outro órgão do governo, o vídeo foi divulgado por meio de uma lista de transmissão destinada a jornalistas. 

O número não é o utilizado pela assessoria de imprensa do Planalto para divulgação de agenda do presidente, mas sim um para envio de comunicados para o público externo —e pode ser encontrado no site do Planalto. 

Procurada, a assessoria de imprensa do Planalto confirmou o envio do vídeo e não fez mais comentários. 

Uma decisão da Justiça Federal deste sábado (30) derrubou a liminar concedida no dia anterior que proibia a realização de eventos alusivos à comemoração de 55 anos do golpe de 1964.

O presidente Jair Bolsonaro, que está em viagem a Israel, não fez publicações sobre a efeméride em suas redes sociais neste domingo. 

No começo da semana, o porta-voz da Presidência, general Rêgo Barros, afirmou que o presidente determinara as "comemorações devidas" da data. Dias depois, Bolsonaro mudou o tom, afirmando que queria "rememorar", e não comemorar, os 55 anos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.