Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Pergunta ao autor, só passei, diz Bolsonaro após endossar texto sobre país ingovernável

Na sexta-feira, presidente distribuiu mensagem e elevou tensão no governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Um dia após ter compartilhado texto sobre as dificuldades de seu mandato dizendo que o Brasil “é ingovernável” sem os “conchavos” que ele se recusa a fazer, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) não quis explicar o que quis dizer com a distribuição da mensagem em grupos de WhatsApp.

A mensagem, atribuída por ele a um autor desconhecido, diz que o mandatário estaria impedido de atuar por não concordar com os interesses das corporações.

"O texto? Pergunta para o autor. Eu apenas passei para meia dúzia de pessoas", disse, na manhã deste sábado (18), na porta do Palácio da Alvorada.

O presidente Jair Bolsonaro na entrada do Palácio da Alvorada neste sábado (18)
O presidente Jair Bolsonaro na entrada do Palácio da Alvorada neste sábado (18) - Valter Campanato/Agência Brasil

Bolsonaro está encurralado por uma relação desgastada com o Congresso, suspeitas que atingem um de seus filhos e manifestações populares contra seu governo.

O compartilhamento do texto elevou a tensão dentro do governo, entre aliados e representantes de outros Poderes, com interpretações divergentes sobre as intenções do presidente ao endossar a mensagem —publicada no sábado anterior (11) em rede social por um filiado ao Novo-RJ e replicada em outros grupos. ​

Neste sábado, a atitude do presidente no dia anterior provocou reações. Em Londres, em um congresso ao lado de outros políticos brasileiros, o prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, disse que "não existe governo ingovernável". "O povo quer ver compromisso, seriedade e trabalho", completou o presidente do DEM, partido que comanda Câmara, Senado e diferentes pastas do governo.

O senador Major Olímpio (PSL-SP) reagiu: "Quando interessa, o DEM é um dos mais fiéis aliados, inclusive cedeu três quadros para serem ministros". Para ele, a interpretação de que o texto compartilhado seria uma apologia a ruptura da ordem democrática é "a interpretação de quem quer apagar incêndio com gasolina". 

Também em Londres, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), disse que "quem impede o atual governo de governar é ele próprio, sua incompetência”.  

"A governabilidade depende da capacidade de governar. O país é governável, mas isso depende da compreensão do governo de que a legitimidade dele é igual à legitimidade dos representantes do parlamento que também foram eleitos", disse o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

Caminhada

Na manhã deste sábado, o presidente saiu caminhando da residência oficial até a porta, ao atender a gritos de crianças que o chamavam. "Bolsonaro, cadê você? Eu vim aqui só para te ver", gritavam os alunos. As crianças, de 4 a 12 anos, são da Escola Classe SRIA, que fica na região administrativa do Guará, no Distrito Federal.

De acordo com a vice-diretora da instituição, Carita Alessandra Moura Sá, o encontro não havia sido agendado. A escola levou 108 alunos para a região central de Brasília para uma atividade extraclasse de visitação de pontos turísticos da capital brasileira. 

O presidente saiu vestindo chinelos, shorts e uma camisa do Brasil em tons de cinza com seu nome nas costas e o número 17, mesmo de seu partido, o PSL. Ele abraçou as crianças, fez brincadeiras e tirou fotos. Também prometeu ir à escola para hastear a bandeira do Brasil e cantar o hino nacional com os alunos.

Como de praxe, fez perguntas sobre os clubes de futebol para qual os alunos torcem e disse que eles precisam respeitar "papai e mamãe".

Bolsonaro estava acompanhado de seus seguranças, da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e do ministro general Augusto Heleno (GSI, Gabinete de Segurança Institucional). 

Ele foi questionado pela imprensa sobre o que quis dizer com o texto distribuído, mas não quis fazer mais comentários. Também não respondeu ao ser indagado sobre a possibilidade de o Congresso apresentar um novo texto para a reforma da Previdência, em substituição ao que foi entregue por sua equipe econômica em fevereiro. 

À tarde, em sua conta no Twitter, o presidente agradeceu seus apoiadores. "Tomei conhecimento e agradeço imensamente a todos pela hashtag BolsonaroNossoPresidente, que chegou a nível mundial no Twitter. Retribuo e ressalto que somente com o apoio de todos vocês poderemos mudar de vez o futuro do nosso Brasil!"

Na sexta-feira (17), ao comentar o texto por meio de seu porta-voz, Bolsonaro afirmou que, "infelizmente, os desafios são inúmeros e a mudança na forma de governar não agrada àqueles grupos que no passado se beneficiavam das relações pouco republicanas. Quero contar com a sociedade para juntos revertermos essa situação e colocarmos o País de volta ao trilho do futuro promissor". 

Parte dos auxiliares do presidente no Palácio do Planalto diz que ele se deixa levar por teorias da conspiração espalhadas pelo grupo que segue o escritor Olavo de Carvalho e por influência de seus filhos —o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) já havia exposto conceitos do tipo em rede social.

A mensagem chegou a motivar boatos acerca de eventual renúncia do presidente —alguns aliados viram nela um arcabouço narrativo para uma saída do cargo por culpa de resistências à suposta agenda antiestablishment de Bolsonaro.

Seria, para eles, uma espécie de “cenário Jânio Quadros” no mundo político, segundo o qual Bolsonaro poderia emular o presidente que renunciou em 1961 após oito meses de inação, colocando a culpa em supostas “forças terríveis”.

No Alto Comando do Exército, instância máxima do poder militar brasileiro, circulou um relato segundo o qual Bolsonaro disse a ministros palacianos que poderia renunciar se as dificuldades continuassem.

Segundo um general ouvido, a mensagem desta sexta seria uma sinalização pública do presidente a aliados, mas ele disse não acreditar que por ora isso seja mais do que um “chamado às armas” para os apoiadores numa das piores semanas do governo.

Outro oficial, que conhece Bolsonaro há muitos anos, disse que o presidente está se sentindo exausto pelo volume de crises que se acumula a seu redor, e que via a mensagem como um apelo àqueles que o elegeram.

Um auxiliar direto do presidente, porém, negou tal versão, considerando uma “plantação de militares” interessados em enfraquecer o presidente e seu núcleo duro.

Segundo ele, Bolsonaro só expressou o que sempre disse desde a campanha: que não governaria baseado nos preceitos que levaram a casos de corrupção em outras gestões.

Integrantes do Judiciário e do Legislativo dizem que o presidente recorreu à estratégia do ataque ao Congresso e ao STF (Supremo Tribunal Federal) para tentar “sair das cordas” naquele que é considerado o pior momento de seu governo.

Também viram no gesto dele uma tentativa de “jogar para a plateia” e se eximir da responsabilidade de governar, transferindo para os demais Poderes a causa dos problemas enfrentados pelo país.

A distribuição do texto por Bolsonaro foi revelada pelo jornal O Estado de S. Paulo e confirmada depois pela Folha. Ao compartilhá-lo, o presidente escreveu que ele era “no mínimo interessante” para os que se preocupam em antecipar os fatos, apontando como “leitura obrigatória”.

Colaborou Igor Gielow, de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.