Covas negocia vaga de vice para Celso Russomanno na eleição de 2020 em SP

Vereador Milton Leite, do DEM, também disputa indicação para a chapa do tucano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O prefeito Bruno Covas (PSDB) se reuniu na tarde desta sexta-feira (4) com Celso Russomanno (Republicanos, ex-PRB) em meio à articulação para que o deputado federal e apresentador de TV seja seu vice na disputa eleitoral. 

O assunto vem agitando a política paulistana, uma vez que o DEM, do vereador Milton Leite, também cobiça a vaga de vice de Covas

A Folha apurou que, dentro do Republicanos, há consenso para que Russomanno assuma o posto de vice de Covas. Já Russomanno vinha resistindo, mas surpreendeu parte do partido ao marcar a reunião. Oficialmente, a assessoria dele diz que a reunião foi para tratar do Procon.

Dentro da equipe de Covas, definiu-se que o tucano buscaria o vice que agregasse mais votos. Também é importante para ele buscar alguém mais à direita, uma vez que ele pretende disputar votos deste público com um eventual candidato ligado a Jair Bolsonaro (PSL). 

Muito conhecido, Russomanno costuma largar na frente nas pesquisas. No entanto, ele desidratou ao longo das últimas duas campanhas à prefeitura. 

O Republicanos faz parte da base aliada do PSDB no comando da prefeitura e também do governo estadual. Russomanno se aproximou de João Doria (PSDB) ao desistir de disputar o governo estadual e apoiar o tucano no ano passado.

A negociação entre Covas e Russomanno deverá passar por um aliado poderoso, o vereador Milton Leite.

 

Vice-presidente da Câmara, e principal figura do DEM no município, Leite diz que o partido pleiteia o cargo secundário na chapa, já que é o único que oficialmente tem compromisso de parceria eleitoral com o prefeito no momento.

"Hoje, a única aliança fechada é com o DEM que, por isso, pleiteia a vice-prefeitura. Isso é natural. Se o Republicanos deseja se unir, será bem-vindo. E então sentaremos e conversaremos e vamos ver quais as condições. Russomanno é um bom nome, respeito ele, vamos sentar e conversar com ele também. Queremos reeleger o Bruno, esse é o nosso principal compromisso", diz Leite, que se tornou presidente da Câmara Municipal em 2016 após ter sido um dos principais cabos eleitorais da campanha de Doria para a Prefeitura de São Paulo.

No DEM, os nomes mais cotados para acompanhar Covas na chapa são o do próprio Milton Leite, o de seu filho, o deputado federal Alexandre Leite, e o da ex-atleta Maurren Maggi.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.