Descrição de chapéu Eleições 2020

Objetivo é unir Fortaleza, diz José Sarto, prefeito eleito do PDT

Vitória de José Sarto representa sucesso de frente ampla

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fortaleza e Salvador

Eleito prefeito de Fortaleza neste domingo (29), José Sarto (PDT) disse que seu objetivo agora é unir Fortaleza. Sarto, apoiado pelo governador Camilo Santana (PT) e pelos irmãos Ciro e Cid Gomes venceu Capitão Wagner (Pros), que teve apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), com margem mais apertada do que as pesquisas apontavam. Sarto teve 51,69% dos votos válidos e Wagner 48,02%.

"A minha função é unir Fortaleza, campanha passou, eleição passou, não se constrói o futuro olhando pelo retrovisor. Meu sentimento, a minha mensagem que foi acolhida pela maioria dos fortalezenses, é de união, é de reconstruir essa cidade, com pacificação, com tolerância, compreendendo as diferenças que nós temos, mas acima de tudo de unir Fortaleza nesse sentimento de avançar no que já conquistamos e garantir as conquistas e de enfrentar esses desafios que são enormes que nós temos pela frente", disse Sarto.

José Sarto (PDT) ao centro durante campanha - Divulgação/PDT

A vitória de Sarto representa o sucesso de uma ampla frente que se formou em torno do candidato neste segundo turno, com o apoio de partidos que que vão da esquerda de PT e PSOL até a centro-direita de DEM e PSDB.

Também consolida uma hegemonia do PDT em Fortaleza, que parte para o seu terceiro mandato consecutivo na capital cearense.

Derrotado, o deputado federal Capitão Wagner (Pros) afirmou que a população da capital cearense demonstrou que o apoio ao governador Camilo Santana (PT) e aos irmãos Cid e Ciro Gomes não é tão majoritário assim.

"A oposição no Ceará está mais do que viva", disse Wagner. "Quase 625 mil eleitores acreditaram no meu projeto e no da Kamila [Cardoso, sua candidata a vice] , uma quantidade expressiva. Espero que o próximo prefeito possa acertar para ganhar os eleitores que não acreditaram nele."

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), celebrou a vitória do aliado. "Fortaleza escolheu, de forma democrática e justa, Sarto prefeito pelos próximos quatro anos. Uma vitória da defesa da verdade, do respeito, da paz e do reconhecimento ao trabalho e à enorme disposição para enfrentar os muitos desafios que virão pela frente", escreveu Camilo em rede social.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.