Descrição de chapéu Eleições 2020 Coronavírus

Saiba o que a pandemia do coronavírus mudou nas eleições municipais

Além da alteração da data, horário de votação foi ampliado e uso de máscaras se tornou obrigatório

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As eleições municipais de 2020, cujo primeiro turno acontece neste domingo (15), terão um protocolo sanitário para evitar contágio entre eleitores e mesários.

Além do uso obrigatório de máscara, todos deverão manter pelo menos 1 metro de distância entre si e higienizar as mãos antes e depois de entrar na seção eleitoral.

Para isso, o TSE também mudou o protocolo de entrega de documento aos mesários. Agora, eles devem ser apenas exibidos, mantendo a distância recomendada.

Veja abaixo as principais mudanças provocadas pela pandemia nas eleições municipais de 2020.

*

Alteração da data

No início de julho, a Câmara dos Deputados aprovou uma PEC (proposta de emenda à Constituição) que adiou as eleições municipais de outubro para novembro.

Também aprovado pelo Senado, o texto determina a realização do primeiro turno no dia 15 de novembro e do segundo turno no dia 29 de novembro —as datas oficiais eram 4 e 25 de outubro.

Horário ampliado

O horário de votação foi ampliado em uma hora, e acontece das 7h às 17h neste ano. O TSE também orienta que o horário das 7h às 10h seja preferencial para pessoas acima de 60 anos, um dos grupos considerados de risco para o coronavírus.

Eleitores que não fazem parte do grupo de risco poderão votar neste horário, mas a ideia da recomendação é que idosos sejam majoritariamente atendidos neste período do dia.

Biometria vetada

O sistema de identificação biométrica foi excluída dessas eleições. A consultoria sanitária recomendou essa mudança para, além de diminuir o risco de contágio em superfícies, evitar a formação de filas e aglomerações, já que o protocolo é um dos mais demorados nas etapas de votação.

Sem a biometria, a confirmação da identidade do eleitor será feita mediante assinatura do caderno de votação.

Apresentação de documento

Em vez de entregar o documento de identificação ao mesário e retirá-lo após a votação, o eleitor deve apenas exibir o documento oficial ou o e-Título pelo aplicativo, mantendo a distância recomendada de 1 metro.

Além disso, o recebimento do comprovante de votação passará a ser facultativo e será entregue só mediante solicitação do eleitor.

Máscara obrigatória

O uso de máscaras, que devem cobrir o nariz e a boca, é obrigatório nos locais de votação. Ingerir alimentos, beber ou qualquer outra atividade que exija a retirada da máscara estão proibidas nos locais de votação.

Distanciamento social

Para evitar proximidade entre as pessoas, fitas adesivas no chão marcarão o distanciamento mínimo de 1 metro tanto entre os eleitores na fila para votação quanto entre eleitores e mesários.

Doações de materiais

O Tribunal Superior Eleitoral recebeu quase 19 milhões de itens de higiene e proteção, doados por 27 empresas. Entre eles, há quase 9 milhões de máscaras, 2,2 milhões de protetores faciais e 2,1 milhões de frascos individuais de álcool em gel.

Convocação de mesários

Diante do cenário de pandemia, o Tribunal Superior Eleitoral definiu que eleitores com mais de 60 anos de idade, considerados um dos grupos de risco para o coronavírus, podiam pedir dispensa do trabalho como mesário.

Por isso, o TSE lançou uma campanha para que pessoas fora dos grupos de risco sejam mesários voluntários das eleições. Em São Paulo, por exemplo, o número de voluntários superou o da eleição municipal anterior.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.