Moção de aplausos a consórcio de veículos de imprensa é proposta na Assembleia de SP

Iniciativa inédita para divulgar dados da pandemia e campanha por vacinação foram destacados por deputado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma proposta protocolada nesta terça-feira pela Assembleia Legislativa de São Paulo propõe uma moção de aplausos ao consórcio de veículos de imprensa, formado por Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, O Globo, G1 e Extra, pelo trabalho na divulgação de dados da pandemia de Covid-19 e pela campanha “Vacina Sim”.

“ A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nos termos regimentais, formula votos de aplauso às ações do consórcio de veículos de imprensa, através de seus colaboradores, que têm exercido papel fundamentalmente importante para vencer a desinformação nessa pandemia, esclarecendo e apurando a verdade dos fatos que afetam diretamente a população, a vida e saúde dos brasileiros”, diz a proposta, do deputado Campos Machado (Avante).

A moção também destaca a criação e veiculação da campanha "Vacina Sim", “por sua conscientização na aplicação dos imunizantes contra o coronavírus em todos os brasileiros”.

Após a publicação da proposta no Diário Oficial, o texto deverá ser encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação e aguardará para ser pautada para votação.

Nova etapa da campanha "Vacina Sim" incentiva manter os cuidados após a vacinação
Nova etapa da campanha "Vacina Sim" incentiva manter os cuidados após a vacinação contra a Covid-19 - Reprodução

No texto da proposta de moção, o deputado faz críticas ao governo federal, destacando que o Ministério da Saúde “deveria ter sido responsável por divulgar medidas de prevenção, orientação à população, e principalmente, ser a fonte natural dos números sobre o avanço da doença no país".

Campos Machado diz que a pasta, porém, agiu no sentido oposto ao reduzir a quantidade e a qualidade dos dados sobre a pandemia e alterar o horário de divulgação dos dados, dificultando o trabalho da imprensa.

“Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro, de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de Covid-19, os veículos de comunicação decidiram formar uma parceria inédita e trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal”, diz a moção, citando a criação do consórcio, em junho de 2020.

A iniciativa inédita do consórcio reúne equipes de todos os veículos que dividem tarefas e compartilham balanços diários a partir de dados coletados junto às secretarias estaduais de Saúde para que os brasileiros possam saber como está a evolução e o total de óbitos provocados pela Covid-19, além dos números consolidados de casos testados e com resultado positivo para o novo coronavírus.

Em janeiro, com o início da vacinação contra Covid-19 no país, o consórcio também passou a informar o total de doses aplicadas das vacinas contra a doença nos estados e lançou a campanha “Vacina Sim”, que reforça a importância da imunização para que o país possa vencer a pandemia.

“A ação aguerrida desses veículos de imprensa, no combate às tentativas de impedir o caminho virtuoso da saúde e da ciência, impedindo a distorção da realidade e proporcionando a livre circulação da informação verdadeira e correta, nos prova que, fora da democracia, não há verdadeira imprensa, e sem liberdade de imprensa, não há verdadeira democracia”, diz o deputado, citando a frase do jornalista Nilo Pereira.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.