Descrição de chapéu jornalismo

Congresso da Abraji discute jornalismo investigativo, liberdade de expressão e novas mídias

Evento online e gratuito começa nesta segunda-feira (23) e acontece até sexta-feira (27)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Começa nesta segunda-feira (23) a 16ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). O evento será online e gratuito pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia de Covid-19, e acontecerá até sexta-feira (27).

Serão cinco dias de congresso e mais dois dias de eventos paralelos. Ao longo do evento, os mais de 150 palestrantes irão abordar temas como jornalismo de dados, acesso a informações públicas, liberdade de expressão, futuro do jornalismo, novas mídias e empreendimentos digitais.

Além do congresso, também estão programados seminários sobre jornalismo investigativo, no dia 28 de agosto, e um seminário sobre jornalismo de dados, no dia 29.

Entre os palestrantes estão quatro profissionais da Folha: Daniel Mariani, jornalista de dados e integrante do DeltaFolha; Patrícia Campos Mello, repórter especial; José Henrique Mariante, ombudsman do jornal; e Raphael Hernandes, repórter e fundador da versão brasileira do projeto Privacidade para Jornalistas.

Computadores na Redação da Folha, em São Paulo
Computadores na Redação da Folha, em São Paulo - Adriano Vizoni/Folhapress

Segundo a Abraji, a edição de 2020 do congresso registrou cerca de 10 mil inscritos. O evento ocorre desde 2005.

"O congresso é uma resposta às necessidades dos profissionais e estudantes neste segundo ano de pandemia, com cursos práticos, compartilhamento de experiência e debates importantes sobre questões que ameaçam o jornalismo e a liberdade de imprensa, como ataques e assédio judicial", afirma o presidente da Abraji, Marcelo Träsel.

“No ano de jornadas pesadas, de coberturas que custaram a vida dos profissionais, mantivemos o acesso gratuito e democrático, ampliando temas, veículos e regiões”, completa Träsel.

Entre os 150 convidados do evento, ao menos 29 palestrantes serão estrangeiros. Jornalistas perseguidos na Nicarágua, no Paquistão, em Hong Kong e em Cuba fazem parte da programação.

Para se inscrever no evento é necessário preencher dois formulários no site do evento. O primeiro referente à plataforma da congresse.me. Em seguida, o usuário é redirecionado para finalizar o processo de inscrição em um segundo formulário, criado pela Abraji.

Segundo a entidade, todos as transmissões dos debates ficarão disponíveis na plataforma até o dia 29 de setembro deste ano para que os participantes consigam assistir.

16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

  • Quando De segunda (23) a domingo (29)
  • Onde Plataforma congresse.me
  • Preço Gratuito
  • Organização Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo)
  • Inscrições eventos.congresse.me/congressoabraji
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.