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Datafolha desenvolveu método de pontuação para traçar perfil ideológico

Instituto criou escala, de acordo com teor das respostas, que busca determinar posicionamento ideológico

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Luciana Chong

Diretora-geral do Datafolha

Renata Nunes

Diretora de Pesquisas do Datafolha

Em 2013, o Datafolha desenvolveu uma metodologia com o objetivo de conhecer o perfil ideológico dos brasileiros com base em uma série de questões envolvendo valores sociais, políticos, culturais e econômicos.

A partir daí, os posicionou em escalas de comportamento e pensamento econômico, dentro das quais eles foram segmentados em esquerda, centro-esquerda, centro, direita e centro-direita. Essa metodologia foi repetida em 2014, 2017 e agora novamente.

Maquete de urna eletrônica - Gabriel Cabral/Folhapress

A união dos resultados dessas escalas resultou em uma escala geral de posicionamento ideológico, definida pela mesma segmentação. Na escala de comportamento, os brasileiros foram confrontados com as alternativas, como: "A maior causa da criminalidade é a falta de oportunidades iguais para todos" ou "A maior causa da criminalidade é a maldade das pessoas"?

Para obter os resultados dessa escala, o Datafolha atribuiu peso 1 a cada uma delas, e segmentou os grupos de acordo com a pontuação obtida nas questões de comportamento. A configuração para cada grupo, desse modo, ficou determinada de acordo com a seguinte pontuação:

  • Esquerda: 8, 9 e 10 pontos
  • Centro-esquerda: 6 e 7 pontos
  • Centro: 5 pontos
  • Centro-direita: 3 e 4 pontos
  • Direita: 0, 1 e 2 pontos

Na escala de economia, os brasileiros foram confrontados com alternativas como: "Quanto menos eu depender do governo, melhor estará minha vida" ou "Quanto mais benefícios do governo eu tiver, melhor estará minha vida".

A configuração dos grupos foi determinada pela seguinte pontuação:

  • Esquerda: 5 e 6 pontos
  • Centro-esquerda: 4 pontos
  • Centro: 3 pontos
  • Centro-direita: 2 pontos
  • ​Direita: 1 e 0 ponto

Processados de forma conjunta, os resultados das escalas de comportamento e pensamento econômico possibilitaram a construção da escala geral de posicionamento ideológico.

Devido ao diferente número de questões sobre comportamento (10) e pensamento econômico (6), os resultados dessas duas escalas foram ponderados para terem o mesmo peso (50% para cada uma) na composição da escala de posicionamento ideológico.

A pontuação utilizada, neste caso, é a seguinte:

  • Esquerda: 9, 10, 11 e 12 pontos
  • Centro-esquerda: 8 e 7 pontos
  • Centro: 6 pontos
  • Centro-direita: 5 e 4 pontos
  • Direita: 3, 2, 1 e 0 pontos
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