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Há 10 anos, paywall abriu caminho para transformação digital da Folha

Formato mostrou ao jornalismo possibilidades na transição para a internet

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São Paulo

Há dez anos, uma iniciativa pioneira abriu caminho para a transformação digital da Folha. Em junho de 2012, o jornal se tornou o primeiro do Brasil a adotar um modelo de negócio que viraria referência: o chamado paywall (muro de pagamento) poroso.

O sucesso do formato, adotado inicialmente pelo britânico Financial Times e pelo americano The New York Times, mostrou que havia, também para o jornalismo, um caminho possível na transição para a internet, assim como ocorreu em áreas como a música e o cinema.

Desenvolvido internamente, o sistema de paywall foi implantado primeiramente no aplicativo em HTML5, em janeiro de 2012, para testes, antes de chegar ao site do jornal.

No formato inicial desse modelo, a assinatura se concentrava entre os internautas de acesso mais frequente, sendo franqueado um número de textos por mês para leitura gratuita. Com o tempo, o sistema foi se sofisticando, e hoje varia de acordo com o hábito de navegação do internauta.

Home fala ao telefone sentado em frente ao computador
Redação da Folha durante a pandemia, em 2020 - Eduardo Knapp/Folhapress

O acesso a algumas partes do site não é contado no paywall. As capas, as páginas do Empreendedor Social, o painel do leitor e o Blog do Treinamento são alguns exemplos. Além disso, em 2020, no início da pandemia, a Folha tomou a decisão de liberar todos os textos com serviços relevantes sobre Covid (veja aqui). Por outro lado, há também áreas exclusivas para assinantes, como as colunas e blogs.

Graças ao paywall, a Folha se tornou o primeiro grande jornal do país a ter mais assinantes digitais do que impressos. Hoje, segundo o IVC (Instituto Verificador de Comunicação), cerca de 300 mil pessoas pagam para ler as versões digitais.

Após a implantação do modelo, o jornal avançou em várias outras frentes do universo digital, conseguindo novos formatos de receita para financiar sua produção.

Entre essas frentes estão a organização de seminários, também transmitidos pela internet, o lançamento de diversos podcasts, a confecção de especiais aprofundados temáticos, a criação de novos formatos comerciais no site, incluindo publicidade legal, a implantação de um estúdio de produção de conteúdo customizado para clientes, o Estúdio Folha, separado da Redação.

Em anos mais recentes, a remuneração das chamadas big techs aos produtores de notícias tornou-se outra fonte de financiamento. A Folha mantém parcerias com Google e Facebook, além de investir fundos especiais recebidos para projetos específicos, como o Voz Delas, do Innovation Challenge.

"Em todo o mundo, o jornalismo profissional precisa do dinheiro dos
assinantes para se manter independente", afirma Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha.

"A qualidade do conteúdo é fundamental para o sucesso do modelo", aponta o diretor de mercado leitor e estratégias digitais, Anderson Demian. "A maior parte das assinaturas digitais atualmente chega por links das matérias ou de textos de opinião."

ASSINATURA

Para se tornar um assinante, basta acessar assinaturas.folha.com.br e escolher o melhor plano, a partir de R$ 1,90 nos primeiros meses.

Ao escolher o plano Folha Premium o assinante terá ainda acesso à Edição Folha, réplica do jornal impresso disponível em smartphones, computadores e tablets a partir das 23h15 do dia anterior, e ao Folha Mais, um caderno exclusivo que traz mais conteúdo para quem lê o jornal no digital.

A assinatura especial também oferece a oportunidade de ler o jornal no aplicativo Folha Edição Impressa, que conta com recursos especiais e está disponível na App Store e no Google Play.

O assinante tem ainda direito a oferecer acesso completo ao site da Folha para até cinco dependentes.Em seu perfil de assinatura da Minha Folha, há a possibilidade de incluir os emails para que os convidados façam um cadastro e tenham o conteúdo liberado.

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