Descrição de chapéu jornalismo

Sônia Guajajara relata a John Kerry sobre desaparecidos na Amazônia; veja vídeo

Líder indígena acusou o governo de Jair Bolsonaro de omissão no caso.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A líder indígena Sonia Guajajara, relatou ao assessor do governo americano John Kerry o desaparecimento no Amazonas do jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal Guardian, e do indigenista Bruno Pereira, membro da ONG Univaja e servidor em licença da Funai (Fundação Nacional do Índio).

Coordenadora da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), ela divulgou o encontro nesta terça-feira (7), acusando o governo Bolsonaro de omissão no caso e contando que pediu a Kerry, enviado especial do governo americano para o Clima, um posicionamento da Casa Branca sobre a violência no Brasil com os indígenas.

Os dois participaram de evento da revista Time com as 100 pessoas mais influentes do mundo em 2022, em Nova York. Guajajara e o cientista Tulio de Oliveira foram os brasileiros eleitos pela publicação.

O jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian (à esquerda), e o indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira (à direita) - Daniel Marenco/Agência O Globo e @domphillips no Twitter

"Acabei d encontrar o enviado especial do Clima do governo Biden aqui no evento da Time e tive a oportunidade de falar sobre o desaparecimento d Dom e Bruno no vale do Javari, pedi a ele um posicionamento", escreveu Guajajara, que é pré-candidata a deputada federal pelo PSOL. ​

No vídeo divulgado nas redes, ela aparece ao lado do tradutor diante de Kerry, informando que havia duas pessoas desparecidas na Amazônia há mais de 48 horas.

Dom Philips e Bruno Araújo viajavam pelo Vale do Javari, no Amazonas, e estão desaparecidos. O último registro dos dois aconteceu na manhã de domingo (5), na comunidade de São Rafael.

Nesta terça, o presidente Bolsonaro classificou a viagem dos dois como "aventura" não recomendada.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.