Datafolha: Bolsonaro se descola de Lula e lidera entre evangélicos

Veja a evolução das intenções de voto nos dois candidatos por religião

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ampliou sua vantagem numérica sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os evangélicos, aponta pesquisa Datafolha realizada nesta quarta (27) e quinta-feira (28). Assim, escapa do empate de técnico e lidera dentro desse segmento.

A diferença entre eles passou de 5 para 10 pontos percentuais no último mês: o atual mandatário oscilou positivamente de 40% para 43% das intenções de voto, enquanto o petista flutuou negativamente de 35% para 33%. As variações de ambos, porém, estão dentro da margem de erro para o grupo, de 3,9 pontos.

Jair Bolsonaro em trio elétrico durante a Marcha para Jesus em São Paulo, em julho - Bruno Santos - 7.jul.22/Folhapress

Entre os católicos, não houve diferença entre os dois últimos levantamentos. Lula continua liderando com mais que o dobro das intenções de voto (52%) que o principal rival (25%). Abaixo, é possível ver a evolução dos dois desde maio.

Para se ter ideia, 50% do eleitorado se declara católico e 27%, evangélico, segundo o próprio Datafolha. Outras religiões não foram consideradas porque as bases de dados são muito pequenas.

Essa última pesquisa foi feita nesta semana com 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 183 cidades. Ela foi contratada pela Folha e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-09088/2022.

A margem de erro total do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou menos. Mas na segmentação por religião ela muda para: católicos (2,7 pontos) e evangélicos (3,9 pontos). Nesta análise foi considerada a pergunta estimulada, ou seja, em que os candidatos são nominalmente apresentados ao entrevistado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.