Folha terá ferramenta que 'dá match' entre eleitor e candidato a deputado

Cobertura eleitoral ainda inclui pesquisas, debates, sabatinas, séries especiais e parcerias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Merece um prêmio o leitor que souber em quem votou para deputado federal nas últimas eleições. E como se lembrar, se a oferta de candidatos é tão grande e a maioria deles aparece apenas por poucos segundos durante a propaganda política?

A dificuldade para se recordar caminha ao lado da dificuldade para se decidir. Entre dezenas ou centenas de opções, muitos eleitores pesquisam apenas na última hora, aceitam a indicação de algum conhecido ou então votam no número do partido, sem saber ao certo o que o escolhido pensa.

Para facilitar esse processo, a Folha e o Datafolha vão reeditar na campanha deste ano o Match Eleitoral, ferramenta que foi um sucesso na disputa de 2018, com enfoque no estado de São Paulo.

Seis aparelhos da nova urna eletrônica
Nova urna eletrônica, que será usada nas eleições deste ano; Folha terá uma série de ferramentas para ajudar eleitor na escolha - TSE/Divulgação

"A atuação do centrão mostra como é imperativo fazer escolhas bem informadas nas eleições legislativas, que acabam ofuscadas pelo protagonismo do pleito presidencial. O Match Eleitoral é ferramenta fundamental para esta escolha bem informada", afirma Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha.

A ideia é simples: como se fosse um Tinder político, o sistema ajuda o eleitor a encontrar aqueles candidatos com os quais "dá match".

Para isso, será criado um banco de dados no qual estarão armazenadas respostas dos candidatos a deputado federal por São Paulo em relação a temas comportamentais, econômicos e políticos.

Quem entrar no Match Eleitoral vai receber as mesmas perguntas, e as respostas serão cruzadas com as de todos os candidatos a deputado federal que tenham incluído suas informações na plataforma. O resultado é apresentado em uma escala de afinidade.

"As eleições legislativas geralmente ficam em segundo plano para o eleitor. O Match o ajudará a identificar os candidatos que compartilham das mesmas posições em temas ligados a economia e comportamento", diz Luciana Chong, diretora-geral do Datafolha.

Em 2018, até a véspera da eleição, a ferramenta havia registrado mais de 1 milhão de testes completos.

"O sucesso da ação na última eleição mostra um leitor cada vez mais interessado em exercer um voto consciente e em buscar qualidade nas informações que consome", diz Anderson Demian, diretor de mercado leitor e estratégias digitais da Folha.

Se o Match Eleitoral auxiliará o eleitor a escolher um deputado federal, outras iniciativas do jornal serão voltadas a candidatos ao Executivo.

Os tradicionais debates e sabatinas Folha/UOL, por exemplo, serão feitos com os principais postulantes ao cargo de presidente e de vice-presidente da República, bem como de governador de São Paulo.

Também há previsão de debate com alguns candidatos a deputado federal e a senador.

Tanto o Match Eleitoral como os debates e sabatinas precisam esperar o registro das candidaturas, cujo prazo final é 15 de agosto; os projetos especiais para a cobertura das eleições, porém, começam na Folha muito antes dessa data.


PRINCIPAIS DATAS DO CALENDÁRIO ELEITORAL

  • Convenções partidárias: 20.jul a 5.ago
  • Registro das candidaturas: após a convenção partidária, até 15.ago
  • Início oficial da campanha: 16.ago
  • Propaganda eleitoral no rádio e na TV: 26.ago a 29.set
  • Primeiro turno: 2.out
  • Segundo turno: 30.out

"A importância desta eleição para a democracia brasileira só aumenta o desafio da Folha de exercer o jornalismo técnico, apartidário, crítico e plural preconizado pelo nosso projeto editorial", afirma Vinicius Mota, secretário de Redação da Folha.

As pesquisas eleitorais, conduzidas pelo Datafolha, já têm apresentado ao eleitor as tendências de voto na disputa presidencial, bem como nos pleitos para os governos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Outra frente do jornal é a produção de séries de reportagens especiais, destinadas a aprofundar a discussão sobre temas estruturais. Entre essas pautas de fôlego estão os desafios do próximo presidente e dos próximos governadores, os principais gargalos do país e a situação dos Poderes para o ciclo que vai de 2023 a 2026.

Além disso, o jornal também traz conteúdos em outras plataformas. Destacam-se os vídeos da TV Folha, como o que explica por que o voto eletrônico é seguro, e os podcasts, como o Café da Manhã, com cobertura diária dos principais acontecimentos.

Para ampliar ainda mais o escopo de suas reportagens, a Folha também fechou parcerias com organizações que reforçam a cobertura eleitoral.

São os casos da Agência Lupa, que contribui com a checagem de conteúdos veiculados em programas, propagandas, debates e sabatinas; e do Comprova, projeto colaborativo que agrega verificações diárias contra a desinformação.

Em outra frente, a Folha lançou o projeto Liberdade de Expressão, uma parceria com a ONG Artigo 19, que tem o objetivo de abordar questões como o uso de novas tecnologias e métodos de desinformação, novos mecanismos de censura e restrições à transparência governamental.

Há ainda a parceria com o instituto Quaest, para levantamento do índice de popularidade digital dos candidatos a presidente e a governador em sete estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Ceará e Bahia.


DESTAQUES DA COBERTURA ELEITORAL

Match Eleitoral – ferramenta que ajuda o eleitor a conhecer candidatos que pensam como ele

Pesquisas Datafolha – abrangência nacional e em três estados (SP, RJ e MG)

Séries especiais:

  • os desafios do próximo presidente e dos próximos governadores
  • os principais gargalos do país
  • a situação dos Poderes e os desafios para 2023-2026

TV Folha – Folha Explica Eleições 2022

Podcast – Café da Manhã

Newsletter – Edição Eleições, de segunda a sexta

Debates e sabatinas Folha/UOL:

  • Sabatinas presidenciais: 2º turno - de 10 a 14.out
  • Debates presidenciais: 2º turno - 13.out
  • Debate com candidatos à Vice-Presidência: 1º turno - 29.set
  • Debate com candidatos ao Senado: 1º turno - 27.set
  • Debate com candidatos a deputado federal: ainda sem data
  • Sabatinas com candidatos ao Governo de SP: 2º turno - de 17 a 21.out
  • Debates com candidatos ao Governo de SP: 1º turno - 19.set e 2º turno - 20.out

Parcerias:

  • Artigo 19: série de reportagens sobre liberdade de expressão
  • Lupa: checagens de programas, propagandas, debates e sabatinas
  • Comprova: checagens diárias
  • Quaest: índice de popularidade digital nacional e em sete estados (SP, RJ, MG, PR, PE, CE e BA)
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.