Descrição de chapéu Eleições 2022

Consulte número dos candidatos a deputado estadual em SP

Serão escolhidos 94 representantes para a próxima legislatura na Alesp

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um total de 1.929 candidatos disputam a eleição para a Assembleia Legislativa de São Paulo, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Para votar na urna eletrônica é preciso indicar o número do candidato ou legenda escolhida. Os postulantes disputam 94 cadeiras.

É possível ver os números dos concorrentes a deputado estadual em ordem alfabética e com os nomes de exibição na urna eletrônica no sistema de ficha dos candidatos, criado pela Folha para agregar informações como o perfil e declaração de bens de cada candidato a deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente.

Também é possível encontrar informações sobre os candidatos a deputado estadual por São Paulo no sistema de candidaturas do TSE, que agrega dados sobre o pleito em todo o país.

Modelo de urna eletrônica que será usada nas eleições - Rubens Cavallari/Folhapress

Veja números dos candidatos a deputado federal por SP

Na corrida para cargos majoritários, como os de presidente, governador, o pleito ocorre em um ou dois turnos. Caso um candidato tenha maioria absoluta, ou seja, 50% mais um dos votos válidos (excluindo brancos e nulos), será o vencedor. Se nenhum atingir esse número, a eleição terá nova rodada, entre os dois mais bem cotados, marcada para o dia 30 de outubro.

Para os cargos de deputado federal e deputado estadual, porém, vigora o princípio proporcional para a contagem dos votos, que considera na distribuição das cadeiras da Câmara a soma dos votos recebidos pelos candidatos do partido.

A partir de um quociente eleitoral –uma quantidade de votos mínimos para que um candidato seja eleito para o cargo– os eleitores votam nos candidatos e nas legendas, que serão computados para classificar na lista do partido aqueles que irão para o Congresso.

Os que obtiverem votos para além do quociente eleitoral os repassam para os que não alcançaram por pouco a marca, alavancando mais candidatos.

A eleição para deputado federal também é importante porque define se, e o quanto um partido receberá de fundo partidário e de tempo de TV na próxima eleição.

Deputados no plenário da Alesp em 3.dez.19
Mesa diretora do plenário da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) - Divulgação - 16.dez.19/Carol Jacob - Alesp

Cola eleitoral: Preencha e imprima com os dados dos seus candidatos

Pesquisas eleitorais: veja aqui os resultados das pesquisas eleitorais divulgadas durante a campanha.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.