Datafolha: Orgulho de ser brasileiro sobe e volta ao patamar pré-pandemia

Visão positiva é maior entre apoiadores do presidente Bolsonaro que usou o 7 de Setembro para propaganda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na semana do aniversário de 200 anos da Independência, mais brasileiros se dizem orgulhosos do país, de acordo com o Datafolha.

Pesquisa do instituto feita na quinta (8) e na sexta-feira (9) aponta que 77% dos entrevistados dizem ter mais orgulho do que vergonha do Brasil, ante 21% de respostas na direção oposta. Não soube responder 1%.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O resultado representa uma alta em relação à pesquisa anterior nesse quesito, feita em 2021, quando o índice estava em 70%. Antes, em maio de 2020, os orgulhosos tinham recuado e eram 67%. O país à época enfrentava a primeira onda de mortes da pandemia da Covid-19, com o fechamento de comércio, escritórios e serviços públicos.

No fim de 2019, a resposta positiva estava em 76%. Na série histórica do Datafolha, o índice mais alto de respostas falando em vergonha ocorreu em junho de 2017, quando 47% dos entrevistados responderam nesse sentido.

Naquele período, o país vivia o auge da Operação Lava Jato e testemunhava a repercussão de denúncias de corrupção que quase custaram o mandato do então presidente Michel Temer (MDB).

As taxas passaram por oscilações e quedas ao longo da última década, em meio a crises políticas e econômicas.

Show de comemoração do bicentenário e reinauguração do Museu do Ipiranga, em São Paulo - Ronny Santos - 7.set.22/Folhapress

Na mais recente pesquisa, o índice de orgulhosos do país é mais elevado entre homens do que entre mulheres (80% a 74%). Também sobe no Centro-Oeste (83%) em relação ao Nordeste e Sudeste (75%).

No recorte entre profissões, estudantes (72% de orgulhosos) são mais pessimistas do que funcionários públicos e aposentados (79%). A margem de erro em grupos mais restritos é mais elevada.

Ao se cruzar os dados com as intenções de voto na eleição presidencial, é possível notar que os eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL) são mais otimistas.

Ao se levar em conta apenas o eleitorado do presidente, os orgulhosos do país somam 91%. No segmento específico de eleitores do ex-presidente Lula (PT), que lidera a disputa eleitoral, a taxa cai para 70%.

Bolsonaro usou as festividades do bicentenário, na última semana, para promover politicamente sua candidatura, com atos e discursos em meio aos festejos em Brasília e no Rio de Janeiro.

O presidente também tem tentado usar a favor de sua campanha os símbolos nacionais, como a bandeira brasileira. A camisa da seleção nacional virou uma das marcas de seus apoiadores já desde a sua primeira eleição, em 2018.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.