Quaest: Lula vai a 44%, e Bolsonaro segue com 34% no 1º turno

Na simulação de segundo turno, petista tem 50% contra 40% do atual presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta (21) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44% das intenções de voto na corrida presidencial, contra 34% de Jair Bolsonaro (PL) —nas perguntas estimuladas.

O petista variou dois pontos para cima em relação à pesquisa da semana passada, quando tinha 42%, enquanto o presidente mantém 34%.

A diferença entre eles, portanto, volta a ser de 10 pontos percentuais, como estava na pesquisa do 7 de Setembro. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.

O ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro - Miguel Schincariol/AFP e Zanone Fraissat/Folhapress

Ciro Gomes (PDT) aparece com 6%, Simone Tebet (MDB) com 5% e Soraia Thronicke com 1%.

O número de indecisos é de 5% nessa nova rodada, enquanto brancos ou nulos também somam 5%. Os demais candidatos não pontuaram na pesquisa, que é financiada pela corretora de investimentos digital Genial Investimentos, controlada pelo banco Genial.

A sondagem da Quaest, empresa de consultoria e pesquisa, ouviu 2.000 pessoas com mais de 16 anos nos domicílios de sábado (17) até a noite desta terça (20). O número do registro na Justiça Eleitoral é BR-04459/2022.


  • Lula (PT) - 44% (tinha 42%)
  • Bolsonaro (PL) - 34% (tinha 34%)
  • Ciro Gomes (PDT) - 6% (tinha 7%)
  • Simone Tebet (MDB) - 5% (tinha 4%)
  • Vera (PSTU) - 0% (tinha 0%)
  • Felipe d'Avila (Novo) - 0% (tinha 1%)
  • Soraia Thronicke (União Brasil) - 1% (tinha 1%)
  • Indecisos - 5% (eram 6%)
  • Branco/nulo - 5% (eram 5%)

Na simulação de segundo turno, Lula registra 50% das intenções de voto, variando dois pontos percentuais para cima em relação à rodada anterior (48%). Já Bolsonaro manteve os 40% no período.

Entre os entrevistados da Genial/Quaest, 76% estão decididos sobre os seus votos, enquanto 23% ainda podem mudar. Para Lula ganhar já no primeiro turno, 26% dizem que trocariam de candidato (eram 25% há uma semana); 64% não topariam a manobra (eram 66%).

O levantamento mostra ainda que a avaliação negativa do governo interrompeu tendência de melhora e oscilou um ponto para cima, chegando a 39%. A avaliação positiva foi de 32% para 31%.

Bolsonaro continua como o mais rejeitado, empatado com Ciro. Entre os entrevistados, 54% dizem que não votariam em nenhum dos dois candidatos de jeito nenhum. Na rodada anterior, o presidente era rejeitado por 52% enquanto o pedetista por 50%. O ex-presidente Lula tem 46% de rejeição.

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior deste texto informou incorretamente os percentuais de Ciro Gomes e Simone Tebet; eles marcam 6% e 5% respectivamente no 1º turno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.