Descrição de chapéu Eleições 2022

Tarcísio não consegue responder seu local de votação em SP: 'É um colégio'; veja vídeo

Candidato do Republicanos mudou colégio eleitoral para concorrer no estado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Candidato com apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Governo de São Paulo, o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) não soube responder o local em que vota em São José dos Campos, município paulista que ele registrou como domicílio eleitoral para concorrer ao Palácio dos Bandeirantes.

Ele foi questionado sobre o assunto em uma sabatina realizada pela TV Vanguarda, afiliada da TV Globo naquela cidade. "O senhor vota onde? Qual é o seu local de votação?", questionou a repórter que conduzia a conversa.

Em resposta, Tarcísio deu um riso abafado e falou: "Ah, é um colégio." "Sabe o bairro, por curiosidade?", seguiu a apresentadora. Constrangido, Tarcísio ficou em silêncio por um momento até a repórter emendar: "Fugiu à cabeça, né?"

"Sim, fugiu à cabeça", completou o candidato do Republicanos.

Tarcísio é ex-ministro da Infraestrutura de Bolsonaro. Carioca de nascença, ele registrou domicílio eleitoral em São José dos Campos alegando ter vínculos afetivos com a cidade, na qual ele também afirma ter familiares.

O fato de ele não ser paulista é recorrentemente usado por rivais para atacá-lo na corrida pelo Governo de São Paulo. O candidato do PSDB, Rodrigo Garcia, postou o vídeo com a entrevista.

"Já que é a primeira vez que você vota em SP, clica aqui pra descobrir o seu local de votação", escreveu com indicação do site do TSE, onde eleitores podem checar a informação.

O PSOL, aliado de Fernando Haddad (PT), questionou no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) a ação do candidato do Republicanos. A representação, porém, não foi julgada por ter entrado fora do prazo previsto.

O candidato do Republicanos vota no Colégio Saloni, no bairro Vila Ema, que fica a 450 metros de distância do endereço declarado por ele como domicílio à Justiça Eleitoral.

Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante debate dos candidatos ao Governo de São Paulo
Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante debate dos candidatos ao Governo de São Paulo - Marlene Bergamo-13.set.22/ Folhapress

Em junho, a Folha revelou que o ex-ministro não morava no endereço. Tarcísio indicou à Justiça Eleitoral um apartamento em um bairro nobre de São José dos Campos, que, segundo os papéis, foi alugado diretamente de seu cunhado.

A Folha esteve no local e ouviu do porteiro que o apartamento está desocupado, em reforma. Questionado pela reportagem, Tarcísio admitiu na ocasião não viver atualmente na cidade e que seus vínculos com o estado já foram comprovados à Justiça Eleitoral.

Fachada do prédio em São José dos Campos no qual Tarcísio declara como sua residência no estado de São Paulo
Fachada do prédio em São José dos Campos no qual Tarcísio declara como sua residência no estado de São Paulo - Eduardo Knapp - 14.jun.22/Folhapress

Para transferência do título de eleitor, a legislação exige a residência mínima de três meses no novo domicílio (no caso de Tarcísio, o estado). O contrato de aluguel foi firmado em setembro do ano passado, e a transferência do documento, anteriormente registrado em Brasília, ocorreu em janeiro deste ano.

Com isso, Tarcísio, que nasceu no Rio de Janeiro e vivia em Brasília, ficou apto a concorrer ao governo paulista. A ligação dele com o estado, porém, tem sido questionada por rivais.

O apartamento indicado por Tarcísio fica no bairro da Vila Ema, um dos mais caros em São José dos Campos. O imóvel tem 176 m² e três vagas na garagem e foi comprado pelo cunhado dele em 2015, segundo matrícula do cartório. O imóvel está avaliado em cerca de R$ 1,6 milhão, usando como base apartamentos similares anunciados à venda.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.