Descrição de chapéu Eleições 2022

Zema e Kalil erram sobre gastos de campanha, pobreza e saúde em propaganda eleitoral em MG

Os dois principais candidatos ao Governo de Minas acertaram sobre emprego e violência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Iara Diniz
Agência Lupa

Em Minas Gerais, o atual governador, Romeu Zema (Novo), e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), dominam os holofotes da campanha e concentram, segundo a última pesquisa Datafolha, 78% das intenções de votos.

Romeu Zema e Alexandre Kalil - Fotos Divulgação

A Lupa checou algumas das frases ditas ou exibidas na propaganda eleitoral dos dois candidatos na televisão e rádio, entre 7 e 14 de setembro. As assessorias dos candidatos foram procuradas, mas não responderam. Confira as checagens:

Romeu Zema (Novo)

Gastei 20 vezes menos [que meus concorrentes nas eleições de 2018]

Romeu Zema (Novo)

Governador e candidato à reeleição ao Governo de Minas Gerais

FALSO

Nas eleições de 2018, quando Zema foi eleito governador de Minas Gerais, sua campanha custou R$ 5.665.848,25. O candidato a governador que mais gastou naquele ano foi Antonio Anastasia (PSDB), cuja campanha custou R$ 15.268.581,95, cerca de 2,7 vezes mais.

Geramos meio milhão de empregos formais em todo o Estado

Romeu Zema (Novo)

Governador e candidato à reeleição ao governo de Minas Gerais

VERDADEIRO

De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregado), o saldo de empregos (admissões menos desligamentos) de Minas Gerais foi de 97.720 em 2019, -1.024 em 2020, 309.792 em 2021 e 159.628 em 2022 (até julho, último dado disponível). Portanto, desde o início da gestão Zema, o saldo é de 566.116.

[O governo de Minas Gerais é] primeiro lugar em transparência

Romeu Zema (Novo)

Governador e candidato à reeleição ao governo de Minas Gerais

VERDADEIRO, MAS

Ranking feito pela Controladoria-Geral da União em 2020 e divulgado em 2021, Minas Gerais divide o primeiro lugar de transparência com outros dois estados: Ceará e Espírito Santo. Os três conquistaram a nota 10 na 2ª edição da EBT (Escala Brasil Transparente).

Contudo, outro relatório recente, da ONG Transparência Internacional-Brasil, divulgado em junho deste ano, aponta o Espírito Santo como o estado mais transparente do Brasil, com 90,4 pontos no Índice de Transparência e Governança Pública. Minas Gerais está em segundo lugar, com 90 pontos.

Alexandre Kalil (PSD)

Temos um regime de recuperação fiscal que não pode contratar médico

Alexandre Kalil (PSD)

candidato ao Governo de Minas Gerais

FALSO

A Lei 159, de 2017, que trata sobre o Regime de Recuperação Fiscal, traz uma série de limitações para os estados que aderirem à modalidade, entre elas a proibição de reajustes aos servidores além da inflação, criação de cargos, empregos ou funções que impliquem em aumento de despesas.

Contudo, a lei prevê exceções a essas limitações. No caso das contratações (artigo 8 da lei), elas podem ser feitas se forem temporárias, por exemplo.

Apesar de o STF (Supremo Tribunal Federal) ter autorizado o governo de Minas a entrar no regime de recuperação fiscal sem que tenha necessidade de ser aprovado na Assembleia Legislativa, o Estado tem um prazo de 12 meses para elaborar um plano de recuperação. Somente após aprovação dele é que Minas Gerais estaria, de fato, em Regime de Recuperação Fiscal.

Durante o governo Zema, mais de 1 milhão de mineiros entraram para a pobreza

Alexandre Kalil (PSD)

candidato ao Governo de Minas Gerais

EXAGERADO

Em dezembro de 2018, um mês antes de Romeu Zema assumir o mandato como governador, cerca de 3,6 milhões de pessoas em situação de extrema pobreza (2.575.850) e pobreza (1.026.325) estavam inscritas no CadÚnico em Minas Gerais, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

Conforme o dado mais recente do CadÚnico, referente a julho de 2022, há pouco mais de 4,47 milhões de pessoas em situação de extrema pobreza (3.507.248) e pobreza (965.868) cadastradas. Ou seja, houve um aumento de cerca de 870 mil pessoas durante o governo de Zema, e não mais de 1 milhão, como afirmou Kalil.

[Alexandre Kalil é] O cara que colocou para funcionar o hospital do Barreiro, multiplicando por 10 o número de leitos

Programa eleitoral de Alexandre Kalil (PSD)

candidato ao Governo de Minas Gerais

EXAGERADO

O Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro, mais conhecido como Hospital do Barreiro, foi inaugurado em dezembro de 2015, durante o governo do ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda. Na época, a unidade foi entregue com apenas 47 leitos funcionando, o que representava 10% da capacidade de atendimento. Em dezembro de 2016, ainda na gestão de Marcio Lacerda (PSB), novos leitos foram inaugurados, e a capacidade chegou a 90.

Em dezembro de 2017, no primeiro ano de governo de Kalil, o hospital atingiu a capacidade máxima de funcionamento, com 460 leitos abertos. Assim, o número de leitos foi multiplicado por pouco mais de cinco durante a gestão de Kalil — de 90 para 460 —, e não por 10, como ele afirma.

Nos transformamos no estado brasileiro onde mais se mata mulheres

Alexandre Kalil (PSD)

candidato ao Governo de Minas Gerais

VERDADEIRO, MAS

Em 2021, Minas Gerais registrou 154 feminicídios, o maior número do Brasil, de acordo com o Anuário de Segurança Pública de 2022 (página 148) — considerando números absolutos. Apesar disso, a taxa de feminicídios por 100 mil habitantes foi de 1,4, sendo a 9ª menor do país.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.