Descrição de chapéu Eleições 2022

Alckmin recebe apoio de eleitores e ouve gritos de 'traidor' ao votar em SP

Candidato a vice na chapa de Lula (PT), acompanhou o voto do petista em São Bernardo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSB) votou na manhã deste domingo (2) na zona sul de São Paulo, onde conversou com apoiadores e foi hostilizado por alguns eleitores. Ele ouviu queixas por ter deixado o PSDB, partido que ajudou a fundar.

O ex-governador chegou ao colégio Santo Américo, no bairro Jardim Colombo, por volta das 11h20 com a esposa, Lu, e o filho, Geraldo Neto, após acompanhar Lula na votação em São Bernardo. Geraldo Neto vestia uma camisa vermelha e Lu, um casaco da mesma cor, símbolo do PT. O político usava um blazer escuro com camisa branca.

Desde sua entrada no colégio, vários eleitores o cumprimentaram e pediram para tirar selfies com o candidato. Mas ele também enfrentou manifestações hostis, apesar de pacíficas.

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) e candidato a vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mostra título de eleitor após votar no colégio Santo Américo, em São Paulo.
O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) e candidato a vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mostra título de eleitor após votar no colégio Santo Américo, em São Paulo - Adriano Vizoni/Folhapress

Enquanto esperava na fila para entrar na seção onde votaria, uma mulher com a camisa da seleção brasileira se aproximou e gritou, enquanto gravava um vídeo mostrando seu rosto e o de Alckmin: "Na última eleição eu votei em você. Mas agora é Bolsonaro. Sinto muito, você mudou de lado." Ele respondeu que respeita a escolha dela.

Ex-governador de São Paulo, Alckmin concorreu à Presidência da República duas vezes pelo PSDB. Abandonou a legenda em dezembro do ano passado, após 33 anos, e aceitou o convite de compor a chapa com Lula.

Depois que o ex-governador saiu da seção de votação, um eleitor gritou "mito" —apelido dado ao presidente Jair Bolsonaro por seus apoiadores— e o outro chamou de "traidor".

"Democracia é assim mesmo", comentou Alckmin, em entrevista logo após votar. "Democracia não é a paz do pântano. Democracia é agitada, é animada, o que não pode é ter violência. É possível defender seus pontos de vista sem precisar dar tiro em alguém."

Alckmin mostrou seu primeiro título de eleitor e lembrou sua trajetória política, afirmando que sempre esteve do lado da democracia, desde o período da ditadura militar, e que vai trabalhar para vencer e "recuperar, consolidar a democracia". Disse ainda que a chapa que formou com Lula representa "a pluralidade" do Brasil.

O ex-governador afirmou que iria passar a tarde na casa da filha, com da família, e se juntaria a Lula para acompanhar a apuração no começo da noite.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.